Skip to content

Gordura no fígado pode evoluir para complicações graves

Entenda por que você não deve negligenciar o acúmulo de gordura no órgão

Segundo estimativas, a esteatose hepática (gordura no fígado) será em um futuro próximo a maior causa de doença hepática crônica no mundo ocidental, acometendo 17-46% dos adultos. Pelas projeções, também será a maior causa de transplante hepático no mundo, superando a hepatite C. Mas diante de fatos tão alarmantes, por que muitas vezes acabamos negligenciando a esteatose?

“Ah, meu fígado tem gordura, mas nada demais”. Talvez esse pensamento seja tão simplificado pelo fato de o tratamento ser tão básico: perder peso. Sim, apesar de muitos estudos indicarem certos benefícios do uso de medicamentos para a esteatose – como vitamina E, por exemplo – não há nada tão eficaz para “limpar” o fígado quanto emagrecer.

E quando falamos em reduzir a esteatose hepática, na verdade estamos falando de agir sobre uma série de eventos que também levam ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. Sim, porque o elo comum é a conhecida resistência à insulina. A resistência à insulina aparece como consequência do ganho de peso, quando o pâncreas fabrica mais insulina na tentativa de controlar a quantidade de glicose no organismo.

E esta quantidade de glicose vem da alimentação ruim e de hábitos sedentários – não ocasionando “queima” da glicose para gerar energia no corpo. Sobra insulina, o organismo se defende enfraquecendo a insulina e a consequência é, à longo prazo, o desenvolvimento de Diabetes tipo 2 e, no fígado, o acúmulo de gordura dentro das células – chamadas de hepatócitos.

Seguindo esse raciocínio, o caminho inverso é o que desejamos. A perda de peso vai regular o funcionamento do pâncreas e reduzir o acúmulo de gordura no fígado. O que preocupa enquanto o emagrecimento não vem é o risco de cirrose. Um fígado com gordura é um órgão sobrecarregado que pode inflamar (esteato-hepatite ou hepatite por gordura), e diante de uma inflamação crônica, pode desenvolver fibrose.

A fibrose é como se fosse uma cicatriz, que dificulta o funcionamento correto. Fibrose e mais fibrose… e o processo de cirrose se instala. A partir daí a cirrose vai deteriorando o fígado até a falência hepática – e nesse caso somente o transplante pode ser alternativa.

Hoje existem protocolos para o diagnóstico e tratamento da esteatose, desde exames de sangue, ressonância magnética para avaliação da quantidade de fibrose e de gordura e até biopsia do fígado. É importante ficar atento e agir em caso de diagnóstico de esteatose, pois o que aparentemente parece um quadro de “simples”acúmulo de gordura pode, em anos, seguir para cirrose.

Quer proteger e melhorar a saúde do seu fígado? Confira aqui na Unicpharma o Silimarina 120 Cápsulas!

voltar

 

 

 

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *