Skip to content

Camufle os vegetais para mantê-los no prato

Dá um nó no estômago só de pensar no gosto da cenoura ou do espinafre? O problema é que, sem eles, a dieta emperra. “Legumes e verduras são alimentos que apresentam baixa quantidade de calorias e, ao mesmo tempo, são fontes de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo”, explica a nutricionista, Roberta Stella. “Eles também são uma ótima alternativa para o regime, já que são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e, principalmente, de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e fazem com que a glicose do sangue aumente gradativamente, retardando a fome.”

Para te ajudar a colocar os vegetais no prato, separamos dicas que camuflam esses alimentos e os deixam mais saborosos, seja no meio do prato predileto ou em uma deliciosa sopa ou suco. Confira as dicas e comece a tirar todos os benefícios dessa turma:

Como preparar

Antes de começar a missão de incluir os vegetais na sua alimentação, é preciso variar as maneiras de prepará-los. “Os vegetais podem ser feitos cozidos, assados, refogados ou grelhados. Para dar mais sabor a esses alimentos, deve-se fazer uso de temperos e ervas”, explica a especialista. “Usar pouco óleo na preparação impedirá que o alimento ganhe muitas calorias. Dessa forma, os fritos, à milanesa e suflês devem ser evitados.”

“Legumes e verduras apresentam baixa quantidade de calorias mas, são fontes de nutrientes importantes para o organismo”

No seu prato preferido

Qual é seu prato predileto? Massas, lanches ou uma bela feijoada? Qualquer refeição comporta uma boa dose de vegetais. “Acostume-se aos poucos com os vegetais. Uma dica, para começar, é picar alguns deles nas receitas que aguçam o seu apetite”. “Uma lasanha de berinjela ou um prato de feijoada acompanhado com uma porção de couve fazem parte das alternativas “, explica.

Sopa encorpada

A sopa é uma maneira perfeita de camuflar os vegetais. “Podemos adicionar acelga, repolho, cenoura e couve-flor. E o lado positivo é que o gosto não fica tão forte, ajudando o paladar a se acostumar com os sabores”, afirma. “Vale lembrar que devemos evitar adicionar grandes quantidades de batata ou mandioquinha na preparação, já que elas apresentam maior valor calórico”, diz.

Suco turbinado

Que tal um suco de laranja com beterraba? As misturas ficam deliciosas e o sabor da fruta prevalece, camuflando o vegetal. “Basta usar a criatividade para saborear um suco delicioso e ainda aproveitar todos os benefícios dos vegetais”, recomenda Roberta. Experimente as opções de Laranja com rúcula e abacaxi com cenoura.

Reeduque o paladar

Se você não tem o costume de comer vegetais, vá com calma. Experimente um novo sabor por dia e vá montando sua lista de favoritos. Só não dá para desistir na primeira tentativa. O organismo precisa de tempo para aceitar a introdução dos novos sabores , afirma Roberta.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *