Skip to content

Mancha vermelha e as possíveis causas

As manchas vermelhas que surgem na pele têm causas variadas. O aparecimento desse tipo de lesão sinaliza os primeiros sintomas de alguns problemas que podem ser cutâneos ou mesmo sistêmicos.

Dependendo do tipo de doença de pele, as lesões avermelhadas podem surgir de forma pontual, em placas planas ou em alto relevo, causar coceira e descamação e em casos mais graves até sangrar ou sofrer alteração no seu aspecto.

Confira algumas das principais doenças de pele que surgem com manchas vermelhas pelo corpo.

Alergia

Pode ter causas variadas e os sintomas iniciais podem ser manchas vermelhas na pele. Alguns alimentos como amendoim, frutos do mar e corantes, além de medicamentos e picadas de inseto provocam esse tipo de mancha.

Câncer de pele

Algumas vezes a coloração avermelhada de certas manchas pode corresponder a proliferação de vasos sanguíneos e, com isso, ser um sinal de alerta para câncer de pele. Principalmente se houver sangramento na lesão com persistência e dificuldade de cicatrização. Tanto o carcinoma basocelular, quanto o carcinoma espinocelular ou melanoma amelanótico podem se apresentar com aumento da vascularização sanguínea na lesão e, por isso, com coloração avermelhada . Qualquer alteração no formato inicial da mancha, além de lesões, que sangram ou apresentam irritação persistente, devem ser investigadas. Lembrando sempre que o diagnóstico precoce por um médico dermatologista favorece o sucesso do tratamento. 

Dermatoviroses

Zika e Dengue são exemplos de doenças nas quais as manchas vermelhas podem surgir em todo corpo e ainda são acompanhadas de coceira, assim como a rubéola. Especificamente, no caso da rubéola, há risco de contágio para outras pessoas. Por isso, o acompanhamento médico é essencial.

Micose

As lesões causadas por infecções por fungos normalmente tem cor avermelhada, coçam e apresentam descamação. É comum essas manchas serem confundidas com psoríase. Por isso, é sempre importante consultar um médico.

Psoríase

Doença de pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica e sua causa pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. Surge com manchas vermelhas que descamam, com aspecto ressecado e rachado, às vezes, há sangramento.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *