Emagreça suas idéias e perca peso mais rápido - Blog Unicpharma
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Emagreça suas idéias e perca peso mais rápido

Se você acha que para fazer dieta é só mexer no prato, provavelmente está com dificuldades para alcançar sua meta de peso. Manter o corpo e a saúde em dia é um desafio que exige bem mais do que controle à mesa. O primeiro desafio é emagrecer suas idéias, abrindo mão dos pensamentos que sabotam a silhueta fina em favor de outros que aceleram a perda de peso (veja também onde encontrar orlistat em Diadema). Na entrevista a seguir, o nutricionista Gabriel Alvarenga, coordenador de nutrição das academias Body Tech do Rio de Janeiro e de Brasília, identifica os raciocínios inimigos da dieta e ensina como você lida com eles, livrando-se da culpa e da sensação de incapacidade. Qualquer pessoa pode e consegue emagrecer desde que tenha vontade e inclua hábitos saudáveis na rotina , afirma o especialista.

Se minha família toda tem o peso acima do normal, não há o que eu possa fazer.
O peso acima do normal não é como uma doença genética incurável, transmitida de pais para filhos. Realmente, estudos mostram que algumas pessoas nascem com mais facilidade de engordar, e esta característica pode ser transmitida geneticamente para os filhos. Mesmo assim, o ganho de peso irá acontecer porque, junto a esta herança genética, as pessoas carregam consigo maus hábitos alimentares e, em geral, não praticam atividade física. Ou seja, as se apoiam na genética para não mudar os hábitos. Começar com exercícios físicos de baixo impacto é uma boa estratégia, como contratar um nutricionista para rever os hábitos da família toda, unida. Controlar as quantidades dos pratos e evitar comer guloseimas fora de hora já é um ótimo começo.

Para mim, fazer dieta é igual a fechar a boca e passar vontade.
Muita gente encara dieta como uma alimentação pouco atrativa e causadora de fome. Este é um grande engano. É possível se alimentar com prazer, sem passar fome, de modo a controlar o peso e ter saúde. Não é difícil encontrar receitas saudáveis e com poucas calorias e, além disso, uma orientação especializada pode ser muito útil para aprender a organizar os horários e lanches apetitosos e que se encaixem num plano de qualidade de vida.

Quando estou triste, compenso comendo alguma coisa bem gostosa (e calórica)
As pessoas tendem a compensar os problemas do dia-a-dia com fugas, como comida em excesso, álcool e drogas. O ideal é fazer esta compensação se exercitando ou analisando a raiz dos problemas e tentando resolvê-los. Comer descontroladamente gera uma sensação de prazer por aumentar os níveis de açúcar e serotonina (neurotransmissor que traz bem-estar) no sangue. Mas também gera outro problema que é o excesso de peso ou aumento da glicose, colesterol, triglicerídeos. No final das contas, o ganho de peso gera frustração e baixa estima, o que acaba sendo outro problema.

Quando faço dieta, minha vida social vai para o brejo
Algumas pessoas, realmente, precisam mudar um pouco seus hábitos, reduzindo a ingestão de bebidas alcoólicas e mudando o tipo de restaurante que frequenta, evitando rodízios e bifes. Mas, não é necessário se tornar totalmente recluso. Isso, na verdade, é contra-indicado, porque associa o hábito de se alimentar bem a sacrifícios extremos e desagradáveis. É possível fazer compensações que flexibilizem o controle alimentar. Exemplo: você pode comer um pouco menos no dia seguinte a um evento social noturno em que escapou um pouco da dieta, além de fazer exercícios.

Para comer tudo o que me dá vontade, resolvi fazer ginástica
Fazer exercícios não é passaporte para comer tudo o que você deseja. Tudo o que comemos influencia nossa saúde. As pessoas tendem a achar que as comidas se limitam a nos dar mais ou menos calorias e não é assim. Os alimentos podem nos oferecer substâncias protetoras ou, por outro lado, extremamente nocivas. Assim, ao fazer exercícios para queimar as calorias ingeridas em excesso, você não se livra dos males que uma má alimentação acarreta.

Quando exagero numa refeição, só no dia seguinte volto a me controlar
Evite pensamentos do tipo “Agora que já saí da dieta, já era”. Mesmo cometendo um deslize, não ache que, por isso, grandes excessos estão liberados. Isso destrói sua motivação e põe em risco todo o processo de reeducação alimentar.

Agora que perdi alguns quilos, vou voltar a comer de tudo
As pessoas costumam dizer que perder peso é fácil, difícil é manter. Mas isso não é verdade quando você, realmente, assume hábitos saudáveis. Perder os benefícios adquiridos é uma grande derrota para a saúde. O ideal é manter os bons hábitos para sempre, e eventualmente (talvez uma ou duas vezes por semana) sair da dieta para se divertir. Com o tempo, seu metabolismo acostuma-se à nova rotina e a manutenção do peso deixa de ser um problema.

No final de semana, ignoro o regime e passo o resto dos dias só na salada
É até saudável para a mente passar um dia fora da dieta. Mas nada de achar que a folga é sinal de banquetes descontrolados. Até porque, com o tempo, seu corpo acostuma-se à dieta saudável e sofre quando a alimentação balanceada é esquecida. Aproveite a folga para comer uma sobremesa especial ou aquela massa com queijo amarelo que você adora. Não há mal nenhum nisso, desde que o comportamento seja encarado como exceção, e não regra.

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