Skip to content

Quais horários são recomendados para tomar sol? Por quê? Quais são os principais problemas do sol em excesso? Caso o tempo de exposição no sol ultrapasse o recomendado, o que pode ser feito para evitar ou amenizar as conseqüências?

R – O horário ideal de exposição solar é até as 10:00hs e depois das 16:00hs, quando a incidência de raios ultravioletas é menor, o que impede queimaduras e destruição de fibras colágenas e elásticas, diminuindo a geração de câncer de pele e envelhecimento de pele, respectivamente. Se você se queimou, o que não ocorre se cumprir o ritual do horário certo e uso do fotoprotetor certo na pele, o melhor é ingerir muita água e procurar um dermatologista.

Como deve ser o cuidado ideal da pele antes de se expor ao sol?

R – TODOS OS DIAS DO ANO, sejam dias nublados e chuvoso, ensolarados ou não, a pessoa deve acordar e passar um bom hidratante facial já associado a um FPS15, no mínimo. Este hábito deve ser repetido de 2 em 2 horas, caso a pessoa se exponha ao sol, mesmo que fugazmente.

Como escolher o protetor solar ideal?

R – Sempre escolher um com FPS mínimo de 15. Atualmente há uma corrente cada vez mais importante de que este fator deve ser no mínimo de 30. Escolha um veículo que seja o propício para o seu tipo de pele para não errar. Por exemplo: gel, oil free, para peles oleosas; loção, para peles normais, loções cremosas, para peles secas.

Qual a quantidade ideal?

R – O ideal para não ter problemas de se confundir é usar a “regra da colher de chá”, abaixo descrita:

“Regra da colher de chá”

1 porção = 2,5mL = ½ colher de chá

Face e pescoço: 1 porção

Braços e ombros: 2 porções

Tronco: 2 porções

Pernas e pés: 4 porções

Total corporal: 9 porções (= 22,5mL), que deve ser repassada a cada duas horas

Sejam dias nublados e chuvoso, ensolarados ou não, a pessoa deve acordar e passar um bom hidratante

O que são raios UVA, UVB e Infravermelhos?

R – Os raios UVA são aqueles que estão presentes em todos os dias do ano, o dia todo, até nos nublados e chuvosos, que atingem a pele mais profundamente e estão relacionados, principalmente, ao envelhecimento cutâneo. Os UVB, são os raios que estão presentes, principalmente nos dias ensolarados (embora, nos nublados e chuvosos, até 20% deles podem atingir a superfície da Terra), principalmente, das 10:00hs às 16:00hs, que penetram na pela mais superficial, estando mais relacionado com o câncer de pele.

O infravermelho é o raio que está relacionado com o calor, ao aumento da temperatura na superfície da pele, que nos alerta para sair do sol. Em dias nublados e chuvosos, eles são totalmente filtrados pela nuvem, não dando este alerta para a pessoa, que se desprotege e se queima (é o famoso mormaço).

O que os novos protetores no mercado oferecem de diferencial e que dermatologicamente trazem um melhor resultado para a pele?

R – Há alguns anos, os fotoprotetores trazem também filtros que dão proteção UVA (o qual tem importante papel no envelhecimento cutâneo), além de substâncias ativas que impedem os danos ao DNA (material genético da célula que, quando danificado, diminui a sobrevida das células de nossa pele, ajudando no surgimento de câncer cutâne e envelhecimento).

Como funcionam os protetores labiais? Qual a importância deles? Quem deve usar?

R – Os protetores labiais agem exatamente como os protetores corporais ( seja refletindo a radiação ultravioleta – filtros físicos -, seja diminuindo a potência da radiação antes de a mesma chegar à pele – filtros químicos-), porém possuem um veículo mais oclusivo (geralmente, em cera), para facilitar a aderência dos mesmos aos lábios. De um modo geral, todas as pessoas, independente de sua cor, devem usar os filtros labiais, haja vista que este ponto do nosso corpo é igual em todas as pessoas.

Como funcionam os protetores para cabelo? Qual a importância deles? Quem deve usar?

– Ainda não existe consenso sobre os benefícios desta classe de produtos para os cabelos. O que se acredita é que o seu uso impede os malefícios da radiação ultravioleta nos fios, principalmente impedindo que se tornem opacos e quebradiços. De preferência, deve ser usado por pessoas com fios mais claros, os quais não possuem uma quantidade suficiente de melanina nos pêlos, capaz de impedir tal agressão capilar.

Quanto aos autobronzeadores, eles podem ser usados antes de ir pra praia/piscina? O que fazer para não manchar?

R – Sim, eles podem ser usados antes da exposição solar, embora o aconselhável é que sejam passados de forma uniforme (conforme descrito na embalagem), um ou dois dias antes da exposição solar e sempre terem associado o filtro solar durante a exposição ao sol (já que eles não dão fotoproteção à pele), bem como usar um hidratante corporal nos dias que se seguem à sua passada (para manter a pele hidratada), para evitar que manche a pele.

Autobronzeadores são hidratantes? Têm filtro solar?

R – Atualmente, muitos estão presentes no mercado com efeito hidratante, mas eles não contêm filtro solar na fórmula, a não ser que seja mencionado no rótulo.

Maquiagem com proteção solar realmente funciona? Existe contra-indicação? Que cuidados devem ser tomados?

R – Sim, elas funcionam, mas devem ser evitadas em pessoas que têm alergia relatada por cosméticos e devem-se usar produtos de empresas confiáveis, com fator de proteção solar elevada.

De que forma é possível manter o bronzeado por mais tempo?

R – O uso do fotoprotetor já é um fator que mantém o bronzeado por mais tempo. O uso de hidratantes cutâneos, banho com água morna, rápido e com pouco sabonete, também ajudam.

Que tipos de produtos são recomendados para hidratar bem a pele após o banho de sol? Existe algum para evitar o descascado?

R – O melhor hidratante após o sol é aquele que foi testado para tal, o que está escrito na embalagem. Geralmente, os com vitamina E e ceramidas são excelentes produtos para isto.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *