Skip to content

Síndromes geriátricas: entenda o que são e quais são os tratamentos

O processo natural de envelhecimento favorece o aparecimento de múltiplas alterações nos diferentes sistemas orgânicos cujo resultado final é a progressiva diminuição de nossa reserva funcional o que, em condições normais não acarreta maiores problemas mas, em situações de estresse podem levar à situação de desequilíbrio e incapacidade de readaptação ocasionando uma descompensação progressiva que pode ser manifestada por diferentes agravos ou doenças.
A geriatria é a área que faz o acompanhamento dessa fase da vida, para que os idosos preservem ao máximo a sua autonomia, tendo uma saúde global plena. No post de hoje, vamos falar sobre as principais síndromes geriátricas, como elas afetam o dia a dia dos idosos, as causas e tratamentos. Boa leitura!

O que são síndromes geriátricas?

Os idosos costumam apresentar sinais e sintomas relacionados às doenças ou agravos de forma atípica. Isso exige do profissional de saúde uma grande capacidade de observação e a compreensão da necessidade de valorização da queixa da pessoa idosa. Como a reserva funcional do idoso é progressivamente menor, a intervenção precoce torna-se essencial para a melhoria da qualidade assistencial.
Síndromes geriátricas são condições de saúde que afetam a capacidade da pessoa idosa de gerir a própria vida, interferindo na sua funcionalidade para realizar tarefas cotidianas. São elas: Imobilidade, Instabilidade Postural, Insuficiência familiar , Incapacidade cognitiva e Incontinência.
Abaixo, listamos as principais grandes síndromes geriátricas. Confira:

Incapacidade cognitiva

Cognição o conjunto de funções cerebrais formadas pela memória (armazenamento das informações), função executiva (capacidade de planejamento, antecipação, sequenciamento e monitoramento de tarefas), linguagem (compreensão e expressão da linguagem escrita e oral), praxia (capacidade de executar um ato motor), gnosia (capacidade de reconhecimento de estímulos visuais, auditivos e táteis) e função visuo-espacial (capacidade de localização no espaço e percepção das relações entre os objetos).
Um idoso diagnosticado com incapacidade cognitiva é aquele que tem prejudicada as suas atividades de vida diárias, devido ao comprometimento de uma ou mais áreas da cognição. As principais causas dessa síndrome são:

  • demência — cerca de 50% a 60% dos casos estão relacionados ao Alzheimer;
  • doenças mentais, como esquizofrenia;
  • delirium (estado de confusão mental agudo);
  • depressão.

O tratamento para incapacidade cognitiva vai depender da causa e da extensão do problema. O diagnóstico adequado é essencial, pois cada uma tem abordagem e prognóstico diferentes.

Incontinência urinária

A perda involuntária de urina é uma queixa mais comum entre as mulheres — 12,2% das que têm entre 60 e 64 anos e 20% das que estão acima dos 85 anos, sofrem com o problema. Nelas, a principal causa é a fraqueza muscular do assoalho pélvico, devido à gravidez, parto e cirurgias ginecológicas.
Nos homens, o problema geralmente está relacionado a doenças e cirurgias na próstata. Alguns medicamentos, como hipertensivos diuréticos também podem causar incontinência urinária. Além do desconforto, a incontinência pode afastar o idoso do seu convívio social. Por isso, quanto antes o problema for diagnosticado, melhor será a qualidade de vida do paciente.
O tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia para fortalecer a musculatura pélvica e mudanças de hábitos. A cirurgia é indicada quando esses métodos não surtirem efeito.
Dentre as atitudes que podemos mudar para evitar e tratar o problema:

  • ingerir a quantidade adequada de água;
  • evitar beber líquidos antes de dormir;
  • evitar cafeína e cigarro;
  • substituir, quando possível, as medicações diuréticas;
  • fazer exercícios que melhoram a musculatura do assoalho pélvico.

Instabilidade postural

A instabilidade postural leva a um dos maiores temores em geriatria: as quedas. Elas são a sexta causa de morte em idosos e respondem por 40% das internações.
Além dos riscos de lesões e fraturas, a instabilidade postural gera insegurança e faz com que a pessoa idosa restrinja ainda mais seus movimentos, comprometendo a marcha da caminhada e favorecendo a atrofia muscular, podendo levar à imobilidade.
A capacidade motora e a estabilidade postural devem ser medidas com frequência. Além disso, é importante adaptar a casa para evitar quedas e facilitar a mobilidade. Isso é possível com medidas muito simples:

  • colocar barras de segurança nas paredes do banheiro;
  • usar tapetes emborrachados no chão do banheiro, para evitar escorregões durante o banho;
  • retirar carpetes que possam causar tropeços;
  • deixar os utensílios mais utilizados ao alcance das mãos, evitando subir em escadas e banquetas para alcançá-los.

Imobilidade

A incapacidade de deslocamento sem o auxílio de terceiros para os cuidados necessários à vida diária podendo o idoso estar restrito ao leito ou a uma cadeira de rodas. Estima-se uma prevalência de 25% a 50% após hospitalização prolongada e 75% entre os idosos institucionalizados. Na comunidade essa prevalência é menor, girando em torno de 25%.
A imobilidade é multifatorial envolvendo uma associação entre doenças prévias, aspectos psicológicos e sociais. Suas principais causas são:
a) Problemas osteoarticulares incluindo problemas nos pés (deformidade, calosidade, ulcera plantar);
b) Alterações cardiovasculares (AVC, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica);
c) Doenças respiratórias (DPOC);
d) Iatrogenia medicamentosa (neurolépticos, ansiolíticos, hipnóticos)
e) Doenças neurológicas e psiquiátricas (demência, depressão, Parkinson);
f) Desnutrição;
g) Quedas repetidas;
h) Isolamento social
O mais importante para o tratamento da imobilidade é detectarmos o mais precoce possível os sinais de que o paciente esteja evoluindo para esse quadro. Assim, podemos interferir para que a imobilidade não estabeleça. Por exemplo, iniciar precocemente fisioterapia para fortalecimento muscular em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas.

Insuficiência familiar

A falta de apoio e acolhimento da família é uma das síndromes geriátricas mais complexas, sendo causa e consequência de várias outras. Quando um idoso não encontra respaldo familiar, fica mais suscetível a problemas de saúde e restrições da idade.
Ainda que convivam com doenças crônicas e outros problemas, é possível manter a independência e a autonomia dos idosos. Por isso, contar com um especialista que compreenda as particularidades das síndromes geriátricas é muito importante nesse processo.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *