Skip to content

Previna-se contra a placa bacteriana e evite cáries

Ela vai se formando lentamente e adere quaisquer superfícies duras isso inclui, além dos dentes, aparelhos ortodônticos e até próteses dentárias. O motivo? Acúmulo de células descamadas da própria mucosa da boca, restos de alimentos, proteínas da saliva e bactérias que estão na cavidade oral.

“Se não for removida, a placa bacteriana causa problemas gengivais, a cárie ou, em casos extremos, periodontite, que é a inflamação e a perda do sistema de suporte dos dentes, levando à extração ou queda dentária” , explica o dentista Fábio Bibancos, que cuida de celebridades como Fábio Assunção, Marcelo Antony e Ana Paula Arósio.

Mas, acalme-se: ter placa bacteriana aderida nas superfícies dos dentes é normal. Trata-se de uma formação contínua e que carece, apenas, de cuidados freqüentes na retirada. Isso porque quando o acúmulo da placa fica muito grande, surgem problemas gengivais ou até a desmineralização dos dentes, causando a cárie.

Inimiga oculta
Não conseguimos perceber a placa se formando, embora isso aconteça continuamente. Por isso é importante consultar o dentista com regularidade , aconselha Bibancos. É preciso tomar cuidado especialmente com a arcada inferior. Nessa área, o tártaro ocorre com maior incidência porque é ali onde a saliva se acumula, ajudando na calcificação da placa.


Como evitar 

– A principal forma de prevenir a placa é escovando os dentes corretamente, sempre após as refeições.

– O uso do fio dental é imprescindível porque ele alcança aqueles espaços onde a escova não chega.

– Quem tem dificuldade em higienizar a boca corretamente deve ir ao dentista com mais freqüência.

– A limpeza dos dentes feita por um profissional é super-recomendada nesses casos, mas é o dentista que deve marcar o período, de acordo com as necessidades de cada um.

– É recomendável também limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.

O que você faz para manter os dentes sempre brancos?

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *