O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Por volta dos 45 e até os 55 anos, a mulher entra na menopausa. Ela representa uma transição para um período não-reprodutivo da vida, em que o ciclo menstrual é interrompido, assim como a produção hormonal feminina.
Cada mulher apresenta uma reação diferente a esta etapa. O organismo pode reagir de diversas maneiras, e a intensidade dos sintomas da menopausa variam bastante.
Mas como identificá-los, afinal? É possível realizar algum tratamento que amenize o incômodo? Confira este artigo para descobrir as respostas.
Quais são os principais sintomas da menopausa?
Os sintomas da menopausa são muitos, em torno de 40 tipos diferentes. O principal e mais comum é a irregularidade da menstruação, que pode também ficar ausente por 12 meses seguidos.
Ondas de calor repentinas e suores noturnos intensos, que atrapalham a noite de sono, também costumam incomodar muitas mulheres. Com isso, o cansaço excessivo também pode se tornar uma realidade, assim como as alterações de humor, a irritabilidade, a depressão e a ansiedade.
Para completar, é preciso ficar de olho em alguns sintomas fisiológicos, como a queda dos cabelos, a diminuição da libido e a secura vaginal.
Como é feito o diagnóstico para confirmar a entrada nesta fase?
O diagnóstico é feito com base nos sintomas da menopausa que a mulher apresenta. É fundamental observar todos os sinais para fazer um relato completo ao médico ginecologista, que também pedirá exames específicos que identificam a menopausa.
É importante dizer também que algumas mulheres entram neste período precocemente. Portanto, na faixa dos 40 anos de idade alguns sintomas podem começar a se manifestar, o que requer uma procura mais rápida por orientação médica.
Da mesma forma, algumas mulheres demoram mais a entrar nessa etapa. Em alguns casos, os sintomas aparecem somente depois dos 52 anos de idade. Tudo depende da genética, do estilo de vida e dos hábitos em relação à saúde que cada uma mantém.
Existe algum tipo de tratamento?
A menopausa é uma ação natural do organismo feminino, mas algumas mulheres convivem com sintomas muito fortes e constantes. Com isso, acabam por comprometer a vida profissional, familiar e afetiva.
Sendo assim, existem alguns tratamentos apropriados para que os desconfortos sejam amenizados. Eles são indicados e devidamente prescritos pelo médico, pois envolvem o uso de medicamentos.
Em geral, eles têm como base o hormônio feminino estrogênio para reposição, que visa equilibrar a reação do organismo. Mas nem todas as mulheres podem usá-lo, em especial aquelas que têm hipertensão ou colesterol alto. Dessa forma, a suplementação alimentar pode ser sugerida, por exemplo, com a soja, bem como o uso de plantas e ervas medicinais.
Essas medidas são importantes para garantir mais qualidade de vida para a mulher na menopausa. Além de também prevenir outros problemas, como o câncer de mama e a osteoporose. Encarar esse período com naturalidade é muito importante: ele não é uma doença, mas um sinal de maturidade do corpo.
Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre os sintomas da menopausa? Não deixe assinar a newsletter para ver mais conteúdos como este!
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments