Skip to content
rinite

Como a rinite é uma inflamação crônica, algumas pessoas podem apresentar uma resposta exagerada a variados gatilhos físicos e químicos no ambiente. As mudanças bruscas de temperatura, por exemplo, podem piorar os sintomas como espirros e coceira nas pessoas com rinite alérgica.

Neste artigo, o blog da UnicPharma separou mais informações sobre a rinite e o porquê de você ficar atacado com a troca de temperatura! Acompanhe mais informações a seguir!

Rinite alérgica

As alergias que afetam as vias aéreas são responsáveis por duas das principais doenças respiratórias, a rinite e a asma alérgica, que podem ocorrer de maneira isolada ou ao mesmo tempo. Além de comprometer a qualidade de vida, prejudicando a produtividade no trabalho e o rendimento escolar, elas podem provocar outras enfermidades e complicações sérias à saúde.

Trata-se de uma reação exagerada do sistema imunológico quando localiza uma partícula inofensiva e a confunde com um microrganismo que causa doenças. Assim, o sistema de defesa começa a combatê-la e produz anticorpos que ajudam a liberar a histamina (substância que causa os primeiros sintomas da alergia) na corrente sanguínea.

Nas alergias, os principais sintomas são espirros, coriza, congestão nasal, inchaço nos lábios, irritação nos olhos e nas vias respiratórias. Muitas vezes, esses sinais são confundidos com resfriado ou gripe, sendo importante consultar um médico para um diagnóstico correto.

Causas das alergias

As alergias têm um componente genético que deixa o organismo mais suscetível a determinadas substâncias, chamadas de “alérgenos”. No caso das alergias respiratórias, os agentes mais comuns são:

  • ácaros;
  • poeira doméstica;
  • mofo (fungos);
  • pelos e penas de animais;
  • pólen;
  • cigarro;
  • perfumes;
  • odores fortes.

Rinite e mudança de tempo

De acordo com os autores da pesquisa citada, o aumento da temperatura permite uma duração prolongada do pólen no ar, o que provoca o agravamento de doenças respiratórias alérgicas, como a rinite e a asma, também conhecidas como febre do feno. Os estudos também apontaram o aumento de gás carbônico no ar como outro fator prejudicial à saúde das pessoas que apresentam alergias respiratórias.

O frio e a umidade ou a falta dela também são responsáveis por desencadear alergias, pois provocam irritação na mucosa. No inverno, há um aumento no acúmulo de fungos e ácaros, além das viroses respiratórias, que agravam as alergias. Os ácaros, principais responsáveis pela maioria das reações alérgicas respiratórias, são os grandes vilões das mudanças bruscas de temperatura — eles ficam escondidos em bichos de pelúcias, almofadas, tapetes e cortinas.

Outros fatores comuns que contribuem para as crises alérgicas e que ocorrem quando a temperatura começa a cair são a redução na frequência da limpeza e a falta de ventilação da casa. Isso faz com que os ácaros se proliferem rapidamente e acumulem no ambiente, transformando-se em uma constante e perigosa fonte de alergias.

Mitos sobre as alergias

Muitos mitos cercam as alergias respiratórias, provocando preocupações desnecessárias. Veja, a seguir, algumas das principais afirmações que costumamos ouvir e que acabam limitando as atividades das pessoas por medos sem fundamentos.

As alergias surgem do nada

Para que uma pessoa manifeste alguma reação alérgica ela deve antes ter entrado em contato com o agente alérgeno ao menos uma vez. No entanto, não há como prever quando ela será desenvolvida, já que pode ocorrer apenas após um segundo contato com a substância a qual existe uma sensibilidade, podendo demorar mais tempo.

Os sintomas alérgicos são iguais aos da gripe

Os sintomas de alergias respiratórias incluem tosse, nariz entupido, coriza e espirros. De fato, estes sintomas são semelhantes aos de gripes e resfriados. A grande diferença é que as infecções provocam outros sinais, como fraqueza, dores no corpo e dor de garganta. Dessa forma, com uma observação mais atenta, é possível diferenciar essas doenças.

As pessoas com alergia respiratória não podem praticar esportes

Esse é mais um grande mito, pois ao contrário dos que as pessoas costumam ouvir, já há estudos que mostram a importância de atividades físicas para prevenir crises alérgicas. Apenas é recomendável conversar com o médico para eventuais necessidades de ajustes, como não fazer exercícios em dias muito secos.

O frio piora as alergias respiratórias

Não é a baixa temperatura que agrava os quadros alérgicos, mas as mudanças bruscas. Além disso, alguns comportamentos associados ao outono e inverno, como utilizar cobertores e casacos guardados há muito tempo ou deixar as janelas fechadas, permitem o contato com os ácaros.

A primavera e o verão também oferecem seus perigos, já que podem agravar uma alergia devido ao aumento no uso de ar-condicionado. Nesse caso, é importante observar que o fator responsável pelas reações alérgicas é a falta de limpeza dos filtros e do aparelho.

Como vimos, a maior parte das alergias se deve a aspectos genéticos. No entanto, muitos casos são provocados por mudanças bruscas na temperatura do ambiente. Em qualquer situação, é sempre fundamental consultar um médico para o correto diagnóstico e tratamento.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *