Skip to content

A maioria das instalações de saúde utiliza o índice de massa corporal (IMC) como ferramenta de avaliação padrão há muitos anos. Tem sido o método preferido para estimar se uma pessoa está obesa ou abaixo do peso. No entanto, uma vez que este sistema depende apenas da altura e do peso, pode levar os médicos à conclusão errada de que um indivíduo saudável, em boa forma e com maior massa muscular está acima do peso. Por outro lado, um IMC mais baixo não significa necessariamente que uma pessoa seja mais saudável.

Esta relação peso/altura tem sido calorosamente debatida ao longo dos anos, com um número crescente de pessoas a perguntar-se: “O IMC é uma medida útil de saúde?” É uma pergunta válida, especialmente porque alguns especialistas acreditam que está desatualizada e que outras medidas também devem ser levadas em consideração.

O Que É IMC?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o IMC foi desenvolvido pelo matemático belga Adolphe Quetelet em 1832. A sua popularidade disparou durante a década de 1970, e muitos médicos e outros profissionais de saúde têm-no utilizado desde então para avaliar a saúde geral dos seus pacientes.

A escala de IMC baseia-se na seguinte fórmula matemática que determina o peso ideal para a sua altura. Você pode calculá-lo dividindo seu peso (em quilogramas ou libras) pela sua altura (em metros quadrados):

IMC = peso (kg) / altura (m²)

Aqui está a mesma fórmula para libras:

IMC = (peso (lbs) / altura (pol²)) x 703

Gráfico IMC

Depois de calcular seu IMC, você pode usar o gráfico a seguir para determinar em que categoria você está:

  • Abaixo do peso – menos de 18,5 IMC (alto risco de problemas de saúde)
  • Peso normal/saudável — 18,5–24,9 IMC (baixo risco de problemas de saúde)
  • Excesso de peso – 25–29,9 IMC (risco baixo a moderado de problemas de saúde)
  • Obeso classe 1 – 30–34,9 IMC (alto risco de problemas de saúde)
  • Obeso classe 2 – 35–39,9 IMC (risco muito alto de problemas de saúde)
  • Obeso classe 3 – IMC 40 ou mais (risco extremamente alto de problemas de saúde)

Como a fórmula não inclui todos os indicadores importantes de saúde, você pode estar se perguntando para que serve o índice de massa corporal. Bem, permite determinar se você corre alto risco de desenvolver condições relacionadas à obesidade, incluindo diabetes, apnéia do sono, doença hepática, artrite, pressão alta, colesterol alto, acidente vascular cerebral e vários tipos de câncer. 

Portanto, se você estiver fora da faixa saudável, é aconselhável conversar com seu médico. Muitos deles recomendam diminuir o IMC em um ou dois pontos, pois isso pode reduzir significativamente a possibilidade de doenças cardiovasculares.

Onde O IMC Dá Errado?

Embora o IMC possa ajudá-lo a determinar o risco de doenças metabólicas, muitos profissionais de saúde e especialistas acreditam que não deve ser usado como o único indicador de saúde, especialmente porque deixa de fora uma série de fatores importantes, essenciais para a criação de planos de cuidados individualizados. 

Não Leva Em Conta Idade E Sexo  

Com o verão chegando, muitas mulheres provavelmente estão se perguntando: “Qual é o gráfico de IMC para mulheres?” Infelizmente, não há uma resposta específica para esta pergunta, pois o gráfico é interpretado da mesma forma para todos os indivíduos, independentemente do sexo ou idade. 

Além disso, como as suas origens remontam ao século XIX, surge outra questão: quão preciso é o gráfico do IMC hoje? Por exemplo, de acordo com algumas das fórmulas mais recentes (como a desenvolvida por JD Robinson em 1983), homens e mulheres da mesma altura deveriam pesar de forma diferente – o peso ideal para uma mulher de 5’5″ (165 cm) é 57,6 kg (127 lb). Por outro lado, um homem da mesma altura deve pesar 61,6 kg (136 lb).

Finalmente, mesmo que um indivíduo mais velho tenha um IMC normal, isso não significa necessariamente que seja saudável, especialmente quando levamos em conta a sua falta de actividade ou estilo de vida sedentário.

Não Leva Em Conta Todas As Corridas

O IMC é muitas vezes considerado falho porque não leva em conta a diversidade corporal entre diferentes populações. Por exemplo, é incapaz de distinguir entre diferentes formas de armazenar gordura. Estudos demonstraram que os afro-americanos o armazenam sob a pele (por via subcutânea), enquanto os asiáticos o armazenam ao redor dos órgãos. Como este último é muito mais prejudicial, deve ser levado em consideração ao decidir o quão saudável é uma pessoa.

Não Leva Em Consideração A Massa Muscular E A Distribuição De Peso

Atletas de alto desempenho têm um percentual de massa muscular maior do que a média das pessoas. No entanto, o IMC muitas vezes os categoriza como acima do peso, pois não leva em consideração a relação entre massa muscular e gordura corporal. 

Além disso, quão preciso é o gráfico do IMC se não considera a forma corporal e a distribuição do peso? Por exemplo, mesmo que duas pessoas possam ter o mesmo IMC, os riscos para a saúde podem ser diferentes, especialmente se uma delas tiver uma circunferência da cintura maior. Ou seja, as pessoas que armazenam gordura nesta região (e não ao redor dos quadris) correm maior risco de diabetes ou doenças cardiovasculares.

Não Mede Sua Saúde Geral 

É difícil dizer o quão saudável alguém é medindo apenas a gordura e o peso corporal. Para uma imagem mais detalhada, você precisa de métricas específicas, como pressão arterial, tamanho da cintura e níveis de colesterol LDL e HDL, triglicerídeos e açúcar no sangue. Todos esses fatores devem ser considerados em conjunto, e não separadamente, como geralmente acontece com o IMC. 

Portanto, você deve estar se perguntando: o IMC é uma medida útil de saúde? Em última análise, pode ser mais útil para prever o estado de saúde futuro do que para avaliá-lo no presente. Por exemplo, se você é geralmente saudável, mas o gráfico de IMC o coloca na categoria de excesso de peso, você pode correr o risco de desenvolver diabetes ou doenças cardiovasculares mais tarde.

Conclusão

O IMC pode servir como um excelente ponto de partida, pois pode ajudar a identificar as condições associadas ao excesso de peso ou abaixo do peso, mas não deve ser usado como único indicador de saúde. Embora o peso e a altura possam dar aos profissionais de saúde informações sobre a saúde de uma pessoa, outros fatores, como idade, sexo, raça, genética, densidade óssea, massa gorda ou massa muscular, também precisam ser considerados.