Skip to content

Entenda as diferenças entre a Chikungunya e o Zika Vírus

Você conhece a diferença entre os vírus Chikungunya e Zika? Apesar de ambos serem transmitidos por picadas de insetos, seus sintomas e formas de tratamento não são totalmente semelhantes entre si. 

O vírus da Zika, por exemplo, pode ser muito mais perigoso que o Chikungunya. Além da picada de inseto, ele também pode ser transmitido por meio de atividade sexual e da mãe para o feto durante a gravidez. 

Segundo o Ministério da Saúde, o paciente portador do Zika Vírus ou do Chikungunya pode desenvolver doenças neurológicas graves, como encefalites e Síndrome de Guillain Barré. Entretanto, apenas o portador do Zika pode apresentar quadros de microcefalia, que caracteriza-se pelo não desenvolvimento correto do cérebro. 

Quais são os sintomas da Chikungunya e do Zika Vírus?

Para saber diagnosticar da maneira correta cada uma das doenças, é importante ficar atento às pequenas diferenças entre os seus sintomas. Veja abaixo quais são: 

Como se trata a Chikungunya e o Zika Vírus?

Para o tratamento do Zika Vírus é fundamental o uso de antitérmicos, analgésicos e antinflamatórios. Já para o da Chikungunya, além dos medicamentos, também podem ser solicitadas sessões de fisioterapia. 

Em ambos a avaliação médica é obrigatória. Por isso, nunca se automedique. Isso pode mascarar os sintomas e agravar a doença.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *