Skip to content

Dificuldade para acordar cedo: veja como resolver

sono é extremamente importante para a reconstituição de uma série de funções do organismo. Mas para que ele seja realmente eficiente nessa missão, é preciso que aconteça dentro de algumas condições: aquelas que favorecem o funcionamento do relógio biológico. E é aí que acordar cedo pode fazer a diferença.

Como vai seu relógio biológico?

O relógio biológico tem papel fundamental na determinação dos horários de dormir e acordar. Ainda que cada pessoa tenha o seu próprio ritmo, os especialistas do Ministério da Saúde explicam que existem horários mais saudáveis para o sono, relacionados às substâncias que o regulam.

A melatonina é o hormônio do sono e tem o seu pico às 22h. Por isso, esse é o horário em que as pessoas têm maior propensão para sentir sono e ir para a cama. Dormindo oito horas (que é o recomendado) a tendência é que se acorde por volta das 6h, que é quando a luminosidade está aumentando e influenciando a secreção de outros hormônios que vão preparar o corpo para as tarefas do dia.

Esse é o modelo ideal do funcionamento do relógio biológico, mas não é bem assim que acontece com a maioria das pessoas. Para muita gente, tanto dormir cedo (e bem) quanto acordar cedo (e bem disposto) pode ser um desafio.

Dicas práticas para acordar cedo

Um estudo feito pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, analisou o comportamento de 21 “notívagos extremos”: pessoas que costumavam ir dormir às 2h30 e só acordavam depois das 10h.

Os resultados foram publicados na revista Sleep Medicine e apontaram que, após três semanas, os participantes adiantaram com sucesso seus relógios biológicos em duas horas. Isso significa que eles conseguiram acordar duas horas mais cedo do que o habitual.

Aí vão as técnicas usadas no estudo e que podem ajudar você a acordar cedo também:

– Acorde 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e pegue sol ao ar livre pela manhã;

– Tome café da manhã assim que possível;

– Pratique exercício físico apenas pela manhã;

– Almoce na mesma hora todos os dias e não coma nada depois das 19h.

– Corte a cafeína depois das 15h;

– Não tire cochilos depois das 16h;

– Vá para a cama 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e reduza a iluminação à noite;

–   Mantenha os mesmos horários de sono e vigília todos os dias.

Como melhorar a qualidade do sono

A higiene do sono é uma prática que inclui hábitos que ajudam a induzir o sono e, assim, melhorar a qualidade do seu descanso. Isso pode fazer toda a diferença se a ideia é acordar cedo. Anote as dicas do Ministério da Saúde para dormir como um anjo:

– Reduzir a luminosidade do ambiente ao cair da noite;

– Reduzir o acesso às telas de celulares e televisão;

– Evitar bebidas estimulantes, como café e álcool;

– Tornar o ambiente mais calmo e menos estimulante possível;

– Evitar exercícios físicos pesados durante a noite;

– Fazer refeições mais leves, como frutas e saladas.

Voltar

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *