Skip to content

Para diagnosticar a dermatite seborréica, seu médico provavelmente conversará com você sobre seus sintomas e observará sua pele. Pode ser necessário remover um pequeno pedaço de pele (biopsia) para estudo em laboratório. Este teste ajuda a descartar outras condições.

Tratamento

Para adolescentes e adultos, os principais tratamentos para a dermatite seborreica são xampus, cremes e loções medicamentosas. Se os produtos sem receita médica e os hábitos de autocuidado não ajudarem, seu médico poderá sugerir que você experimente um ou mais destes tratamentos:

  • Géis, cremes, loções, espumas ou xampus antifúngicos alternados com outro medicamento. Seu médico pode sugerir que você experimente um produto com cetoconazol a 2% ou ciclopirox a 1% (Loprox). Ou você pode alternar entre dois ou mais produtos. O cetoconzol pode piorar o ressecamento dos cabelos bem enrolados ou tratados quimicamente e aumentar o risco de quebra. Para amenizar esse efeito, use apenas uma vez por semana com um condicionador hidratante.A frequência com que você usa shampoo ou aplica outros produtos antifúngicos dependerá de suas práticas e sintomas de tratamento de cabelo. Os shampoos medicamentosos podem ser usados ​​uma vez por dia ou 2 a 3 vezes por semana durante várias semanas. Deixe o produto agir no couro cabeludo por alguns minutos – veja as instruções da embalagem – para que tenha tempo de fazer efeito. Em seguida, enxágue. Depois que os sintomas desaparecerem, use um shampoo medicamentoso apenas uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Isso ajudará a prevenir uma recaída.
  • Cremes, loções, xampus ou pomadas que controlam a inflamação. Seu médico pode prescrever um corticosteróide com prescrição médica para aplicar no couro cabeludo ou em outra área afetada. Estes incluem hidrocortisona, fluocinolona (Capex, Synalar), clobetasol (Clobex, Temovate) e desonida (Desowen, Desonate). Eles são eficazes e fáceis de usar. E use-os apenas até que os sintomas desapareçam. Se usados ​​por muitas semanas ou meses sem interrupção, podem causar efeitos colaterais. Isso inclui perda da cor da pele, adelgaçamento da pele e pele com estrias ou linhas.Cremes ou pomadas com inibidores de calcineurina, como tacrolimus (Protopic) ou pimecrolimus (Elidel), podem ser eficazes. Outro benefício é que eles têm menos efeitos colaterais do que os corticosteróides. Mas não são tratamentos de primeira escolha porque a Food and Drug Administration tem preocupações sobre uma possível associação com o cancro. Além disso, o tacrolimus e o pimecrolimus custam mais do que medicamentos corticosteróides leves.
  • Medicamento antifúngico que você toma na forma de comprimido. Se sua condição não melhorar com outros tratamentos ou for grave, seu médico poderá prescrever um medicamento antifúngico em forma de comprimido.

Estilo de vida e remédios caseiros

Você pode controlar a dermatite seborréica com mudanças no estilo de vida e remédios caseiros. Muitos deles são vendidos em formulários sem receita médica. Pode ser necessário experimentar produtos diferentes ou uma combinação de produtos antes que sua condição melhore.

A melhor abordagem para você depende do seu tipo de pele, das práticas de tratamento do cabelo e dos seus sintomas. Mas mesmo que sua condição melhore, é provável que ela volte em algum momento. Fique atento aos sintomas e retome o tratamento da doença quando ela ocorrer novamente. Ou use produtos anticaspa sem receita médica em sua rotina de autocuidado para evitar crises.

Lave o couro cabeludo regularmente

Se o shampoo comum não ajudar com a caspa, experimente shampoos anti-caspa sem receita. São classificados de acordo com o princípio ativo que contêm:

  • Piritionato de zinco (DermaZinc, Head & Shoulders, outros), também vendido como sabonete em barra
  • Sulfeto de selênio (Head & Shoulders, Selsun Blue, outros)
  • Cetoconazol 1% (Nizoral AD)
  • Alcatrão (Força Extra Denorex, Alcatrão DHS, outros)
  • Ácido salicílico (Denorex, DHS Sal, outros)

A frequência com que você usa shampoo ou aplica outros produtos antifúngicos dependerá de suas práticas e sintomas de tratamento de cabelo. Os shampoos medicamentosos podem ser usados ​​uma vez por dia ou 2 a 3 vezes por semana durante várias semanas. Depois que os sintomas desaparecerem, use um shampoo medicamentoso apenas uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Isso ajudará a prevenir uma recaída. Shampoo que contém alcatrão ou sulfeto de selênio pode descolorir cabelos claros.

Às vezes, um shampoo que ajudou perde eficácia com o tempo. Se for esse o caso, tente alternar entre dois ou mais tipos. Certifique-se de deixar o shampoo ligado durante todo o tempo recomendado – isso permite que seus ingredientes funcionem. Em seguida, enxágue. Esses shampoos podem ser esfregados suavemente no rosto, orelhas e peito e enxaguados bem.

Outros remédios caseiros

Os seguintes tratamentos sem receita médica e dicas de autocuidado podem ajudá-lo a controlar a dermatite seborreica:

  • Suavize e remova as escamas do cabelo. Aplique óleo mineral, óleo de amendoim ou azeite no couro cabeludo. Deixe agir por 1 a 3 horas. Em seguida, penteie ou escove o cabelo e lave-o.
  • Lave a pele regularmente. Use água morna, não quente, e um sabonete suave ou limpador sem sabão. Enxágue bem. Seque e aplique um hidratante enquanto a pele ainda está úmida.
  • Aplique um creme medicamentoso. Primeiro experimente um creme, espuma, pomada ou óleo corticosteróide suave (Scalpicin Scalp Itch) nas áreas afetadas, mantendo-o longe dos olhos. Se isso não funcionar, experimente o creme antifúngico cetoconazol.
  • Não use produtos de estilo. Pare de usar sprays de cabelo, géis e outros produtos modeladores enquanto estiver tratando a doença.
  • Não use produtos para pele e cabelo que contenham álcool. Isso pode causar o agravamento da doença.
  • Se você tem barba ou bigode, lave os pelos faciais regularmente. A dermatite seborréica pode piorar sob bigodes e barbas. Shampoo com cetoconazol 1% diariamente até que os sintomas melhorem. Em seguida, mude para a lavagem uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Ou fazer a barba pode aliviar seus sintomas.
  • Limpe suavemente as pálpebras. Se suas pálpebras estiverem inflamadas ou escamosas, lave-as todas as noites. Use algumas gotas de shampoo para bebês misturadas com duas tampas de água morna. Limpe as escamas com um cotonete. Panos quentes e úmidos pressionados contra as pálpebras também podem ajudar.
  • Lave suavemente o couro cabeludo do seu bebê. Se o seu bebê tiver crosta láctea leve, lave o couro cabeludo com um xampu suave para bebês uma vez ao dia. Solte suavemente as escamas com um pano ou uma escova de cabelo infantil antes de enxaguar o shampoo. Se a descamação persistir, primeiro aplique óleo mineral ou azeite de oliva no couro cabeludo por uma ou duas horas. A crosta láctea geralmente desaparece em algumas semanas ou meses.

Medicina alternativa

Muitas terapias alternativas, incluindo as listadas abaixo, ajudaram algumas pessoas a controlar a dermatite seborreica. Mas as evidências de sua eficácia não foram comprovadas. É sempre uma boa ideia consultar seu médico antes de adicionar qualquer medicamento alternativo à sua rotina de autocuidado.

  • Óleo da árvore do chá. Um shampoo com 5% de óleo de tea tree pode ser usado na área afetada. Alguns estudos sugerem que o óleo da árvore do chá pode desencadear uma reação alérgica.
  • Aloé. Aplique gel de aloe vera na área afetada. Aloe vera é um ingrediente de muitos produtos, ou você pode usá-lo diretamente da folha de uma planta de babosa.

Se você está considerando suplementos dietéticos ou outras terapias alternativas, converse com seu médico sobre os prós e contras.

Preparando-se para sua consulta

Você provavelmente visitará primeiro seu médico. Ou você pode consultar um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças de pele (dermatologista).

Aqui estão algumas informações para ajudá-lo a se preparar para sua consulta.

O que você pode fazer

Antes de sua consulta, liste suas respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais são os seus sintomas e quando eles começaram?
  • Alguma coisa parece desencadear seus sintomas?
  • Que medicamentos você está tomando, incluindo aqueles que você toma por via oral, bem como cremes ou pomadas?
  • Que tratamentos você tentou até agora? Alguma coisa ajudou?

O que esperar do seu médico

É provável que seu médico lhe faça algumas perguntas. Estar pronto para respondê-las pode liberar tempo para revisar quaisquer pontos nos quais você queira dedicar mais tempo. Seu médico pode perguntar:

  • Quais são os seus sintomas e quando você os notou pela primeira vez?
  • É a primeira vez que você apresenta esses sintomas ou já os teve antes?
  • Quão graves são seus sintomas? Eles são quase iguais o tempo todo, piorando, ou às vezes melhorando e às vezes piorando?
  • Seus sintomas afetam sua qualidade de vida, incluindo sua capacidade de dormir?
  • Você já experimentou algum tratamento caseiro, como cremes, géis ou xampus?
  • Com que frequência você usa esses tratamentos?
  • Alguma coisa parece ajudar?
  • Alguma coisa parece piorar seus sintomas?
  • Que medicamentos, vitaminas ou suplementos você está tomando?
  • Você tem estado sob estresse ultimamente ou passou por grandes mudanças em sua vida?

O que você pode fazer enquanto isso

Um creme antifúngico ou anti-coceira sem receita médica pode ser útil. Se o seu couro cabeludo for afetado, um xampu, espuma ou outro produto antifúngico sem receita médica pode aliviar os sintomas. Tente não arranhar ou cutucar a área afetada. Isso aumenta o risco de infecção.