O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Recentemente, três brasileiros conseguiram a liberação do país para o plantio da Cannabis sativa, a fim de uso medicinal. Com isso, muitas dúvidas surgiram sobre o que realmente seria esse remédio, para que serve o canabidiol, uma das 400 substâncias presente na planta, e como funciona no nosso organismo.
Por isso, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre!
A UnicPharma possui licença de venda do canabidiol, mediante a apresentação de receita e formulado conforme a prescrição exata para cada tratamento.
O que é o canabidiol?
Também conhecido como CBD, o canabidiol é uma substância extraída da planta Cannabis. Ela atua no sistema nervoso central. Dessa forma, apresenta um potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como a esclerose múltiplas, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade.
Liberação do Canabidiol no Brasil
Recentemente, no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária criou uma categoria de medicamentos derivados da Cannabis. Estes só podem ser comercializados depois da aprovação da Anvisa. Dessa maneira, os remédios estão indicados para os casos em que outras formas de tratamento não mostram o efeito pretendido. Além disso, a sua venda acontece por meio da apresentação de receita médica de controle especial.
De acordo com o Governo, o produto será fabricado no Canadá e comercializado no Brasil. Ele será encontrado na forma de solução, “contendo 20 mg/ml de canabidiol (CBD) e não mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC)”. Assim, com a aprovação, o produto vai poder ser importado e comercializado em farmácias e drogarias do Brasil.
Para que serve o canabidiol?
No Brasil, os medicamentos à base de canabidiol têm como principal indicação o tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla. No entanto, também existem outros produtos com a substância, que acabam sendo comercializados em outros países. Dessa maneira, pode-se usar para tratamento de epilepsia, doença de Parkinson ou Alzheimer, assim como analgésicos em doentes oncológicos terminais, por exemplo.
Assim também, o canabidiol também vem ajudando a revelar outros benefícios e propriedades farmacológicas, de acordo com estudos. Dessa forma, tem ação analgésica e imunossupressora. Além disso, atua no tratamento de AVC, diabetes, náuseas, câncer e efeitos sobre os distúrbios de ansiedade, do sono e do movimento. Ou seja, o canabidiol é considerado como uma substância com grande potencial terapêutico.
Efeitos do canabidiol
Segundo estudos realizados sobre, os efeitos colaterais relatados não dizem respeito somente ao próprio canabidiol. Porém, também diz respeito ao tetraidrocanabinol (THC), uma outra substância também retirada da Cannabis. O THC, normalmente, é adicionada aos medicamentos com canabidiol, mas possui efeitos psicoativos. Dessa maneira, então, acaba sendo mais propensa a causar efeitos colaterais.
Dessa forma, os remédios com canabidiol, que também contam com THC, podem causar diversos efeitos colaterais. De acordo com estudos, são eles:
- Tontura;
- Alterações do apetite;
- Depressão;
- Desorientação;
- Dissociação;
- Humor eufórico;
- Amnésia;
- Distúrbios de equilíbrio e de atenção;
- Má coordenação dos músculos da fala;
- Alterações do paladar;
- Falta de energia;
- Comprometimento da memória;
- Sonolência;
- Visão embaçada;
- Vertigem;
- Prisão de ventre;
- Diarreia;
- Ardência;
- Ulceração;
- Dor e secura da boca;
- Náuseas e vômitos.
Quanto custa o canabidiol?
Dependendo de uma série de fatores, como o local de compra, quantidade e fabricação, o valor do remédio varia muito. Dessa forma, pode custar desde R$ 250,00 a mais de R$ 2.500,00.
No entanto, como se trata de um produto com um valor considerável, nem sempre o paciente terá condições de comprar. Dessa maneira, pode acabar sendo fornecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Assim, para isso, o paciente precisa cumprir alguns requisitos, como:
- O produto receitado pelo médico deve fazer parte da lista de aprovados e liberados pela Anvisa para venda de Canabidiol no Brasil;
- O paciente tem que comprovar que não tem capacidade financeira de custear o Canabidiol;
- Não existe outro medicamento na lista de cobertura do SUS que seja igualmente eficaz ao Canabidiol. Para isso, o médico deve fazer um laudo explicando a situação, o estágio da doença e necessidade do produto.
Quem pode comprar canabidiol?
O canabidiol pode ser vendido em farmácias ou até mesmo drogarias. No entanto, apenas as pessoas que possuam prescrição médica podem realizar a compra do produto. Dessa maneira, para comprar o remédio, é preciso ter uma prescrição, laudo clínico, uma receita de controle especial, e, em alguns casos, uma declaração de responsabilidade assinada pelo paciente e seu médico. Além disso, se faz necessária uma aprovação da Anvisa.
Geralmente, o produto recomendado é por conta de suas propriedades ansiolíticas, antidepressivas e terapêuticas. Dessa maneira, para a compra dos mesmos, é necessário a prescrição médica, indicando que outras medidas já foram tomadas e não surtiram efeito. Por isso, é importante uma conversa com um médico de confiança para avaliar a situação.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments