Skip to content

5 causas da coceira nos seios

Os sintomas são muito semelhantes e podem sinalizar problemas mais graves

Grande parte das mulheres já experimentaram a sensação de coceira nos seios ou observaram a pele ressecada e avermelhada pelo menos uma vez. Apesar de frequente, a condição nem sempre deve ser considerada normal. Para evitar que um problema grave se desenvolva, é importante consultar um médico, que terá condições de investigar apropriadamente quais as causas da alteração. Conheça algumas das mais comuns:

Dermatite atópica

Pode ser provocada por contato com substâncias alérgicas, mudanças na temperatura ou estresse, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Normalmente é também chamada de eczema e pode deixar a pele mais áspera e com aspecto de inflamação. É importante que seja avaliada e tratada por um profissional para evitar a progressão para lesões graves.

Infecção por fungos

As infecções por fungos se formam, normalmente, nas áreas mais quentes dos seios, causando vermelhidão, irritação e coceira. Esse tipo de infecção pode estar presente tanto nos mamilos e aréolas quanto nas dobras de pele dos seios, por causa da umidade e calor.

Mastite

Ocorre, mais frequentemente, em mulheres que estão na fase de amamentação, por causa da pega incorreta do bebê, que pode provocar inflamação nos dutos mamários. Ou seja, a sucção errada pode causar rachaduras na pele dos mamilos, o que se torna um canal de entrada para bactérias. Pode provocar desde coceira até febre. 

Câncer de mama inflamatório

Essa é uma forma rara de câncer de mama, mas que tem avanço rápido e pode tornar a pele da mama inchada, dolorida, avermelhada e provocar coceira. Os sintomas, no entanto, não indicam que a pessoa necessariamente tem a doença. O ideal é sempre buscar diagnóstico médico.

Saiba mais

Câncer de mama: 7 exames que podem detectar a doença

Doença de Paget

Trata-se de outro tipo raro de câncer, que afeta a pele do mamilo e a aréola, provocando coceira. Além disso, em um segundo momento, pode haver achatamento e secreção nos mamilos, vermelhidão e descamação. Não é incomum que pessoas com a doença tenham também tumores no seio, como carcinoma ductal.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *