Skip to content
Exercícios para melhorar o equilíbrio

O equilíbrio é necessário em todos os aspectos da vida. O corpo pode desenvolver desequilíbrios ao preferir um lado em detrimento do outro. Isso pode até ser evidente em atos simples como caminhar. O treinamento de equilíbrio pode melhorar a capacidade funcional na caminhada, juntamente com muitos outros desequilíbrios. O treinamento para o equilíbrio pode ser integrado à rotina de uma pessoa com bastante facilidade. 

Pontos A Considerar

A propriocepção é a consciência do movimento. Um dos maiores defensores da propriocepção é a visão. Isso pode enganar o equilíbrio. A falta de propriocepção pode levar a funcionalidade limitada, dificuldades para caminhar e controle postural (2). Para melhorar o equilíbrio, olhe para um objeto enquanto se move.

A conexão do pé com o solo é a raiz do equilíbrio. As pessoas não passam tempo suficiente em pé, nem se equilibram adequadamente sobre eles. O Efeito Tripé pode uniformizar o posicionamento dos pés. Imagine que existem três pontos do pé para plantar no chão: o calcanhar, o dedão e o dedo mindinho. Os calçados que auxiliam na colocação dos pés são os calçados com pés chatos e os calçados sem sola. Mesmo se exercitar sem sapatos é uma tendência popular.

Pés uniformes é uma coisa, mas terreno irregular é outra. Os equipamentos que podem ser úteis no treinamento de equilíbrio são blocos, caixas e bolas de bosu. Se eles não estiverem disponíveis, simplesmente ficar em um pé pode fazer o trabalho. 

Exercícios De Equilíbrio Em Pé

O equilíbrio começa nos pés e sobe pela cadeia posterior. Esses exercícios podem desenvolver o corpo para um melhor equilíbrio e postura. Os músculos trabalhados para o equilíbrio em pé viajam pelos pés, panturrilhas, isquiotibiais, quadris e glúteos.

O equilíbrio em pé pode ser testado por meio da contração do quadril e da extensão da perna estendida. Ambos têm uma maneira diferente de distribuir o peso por todo o corpo. Por outro lado, eles recrutam diferentes músculos ao redor da cadeia posterior.

Step Ups

Indiscutivelmente o movimento mais simples desta lista, o step-up é tão fácil quanto subir escadas. Muitas pessoas usam apenas os dedos dos pés para subir escadas. Para melhor força posterior, todo o pé deve atingir a escada.

Lunges

Embora os lunges possam ser colocados na categoria muscular anterior, eles ainda podem ajudar no equilíbrio. O ato de usar um lado de cada vez faz parte desta lista. Do mais fácil ao mais difícil, as variações incluem agachamento búlgaro, agachamento skatista e agachamento pistola.

Jump lunges são uma maneira rápida de testar o equilíbrio. Como step-ups, todo o pé deve atingir o chão antes de saltar de volta para o ar.

RDL de perna única 

Este pode ser o exercício de equilíbrio mais difícil do grupo. A distribuição do peso deve ser controlada horizontal e verticalmente. O tempo todo, um peso pode estar em jogo. É importante evitar a hiperextensão do joelho e os desequilíbrios do pé.

Elevações de panturrilha de perna única

Exercícios de panturrilha são frequentemente esquecidos. Os músculos da panturrilha são usados ​​em tudo, especialmente na caminhada e na corrida. Se isso não for suficiente para praticar o equilíbrio, os aumentos da panturrilha são um ótimo complemento para a rotina.

Outras atividades

Caminhar e subir escadas são bons para um trabalho de equilíbrio de menor intensidade. Correr e pular corda testam o equilíbrio em uma intensidade mais alta.

Exercícios De Equilíbrio Do Núcleo

O equilíbrio parte dos pés e vai em direção ao core, um grupo muscular essencial conectado a tudo. Do abdômen à coluna, esses movimentos podem contribuir para melhorar o equilíbrio geral.

cão-pássaro 

Um dos melhores movimentos funcionais para o equilíbrio da coluna vertebral. A coluna conecta a parte inferior e superior do corpo. Sem uma coluna saudável, todo o corpo ficaria desequilibrado.

tábuas 

prancha é um movimento essencial para um core estável. Pode recrutar qualquer músculo dos pés aos ombros. As variações envolvem o equilíbrio de um lado levantando um membro do chão. Estes incluem a prancha lateral, prancha de uma perna, prancha de um braço e prancha desajeitada (braço oposto e perna levantada).

Pranchas reversas são uma variação para a cadeia posterior. Em vez dos músculos anteriores se afastarem da gravidade, a cadeia posterior está resistindo a ela.

Pontes de glúteos unilaterais

Isso trabalha os mesmos músculos dos exercícios de equilíbrio em pé, mas é baseado no solo. É um movimento de dobradiça que trabalha os glúteos, o núcleo e os isquiotibiais. A ponte de glúteo de perna única é uma alternativa ao RDL de perna única.

Outras atividades

O núcleo pode ser recrutado em qualquer tipo de trabalho. Yoga, kettlebells e cardio precisam disso para realizar o trabalho. 

Encontre Seu Saldo

O equilíbrio está escondido durante todo o nosso dia. Nossos corpos podem falar muito sobre como podemos corrigir esses desequilíbrios. Dos esportes à vida diária, a coordenação e o equilíbrio contribuem para um corpo melhor.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *