Skip to content

Com tantas opções no mercado, pode ser difícil decidir qual sapato é o mais adequado para você. Aqui está uma análise dos principais fatores a serem considerados ao selecionar o tênis de corrida ideal.

Qual É O Teu Objetivo?

O primeiro passo é determinar seus objetivos de corrida. Você está treinando para um triatlo, maratona, corrida de obstáculos, seus primeiros 5 km, corrida em uma pista ou apenas tentando dar a volta no quarteirão algumas vezes? Procure um sapato baseado em:

  1. A superfície de corrida
  2. Um ajuste confortável para seu tipo específico de pé e estilo de corrida
  3. Compensações de construção entre suporte versus flexibilidade, amortecimento versus peso, treinamento versus desempenho.

Qual É A Superfície De Corrida?

Existem três tipos principais de superfícies de corrida: estrada, trilha ou pista. 

1. Corrida Em Estrada

Estradas de concreto ou asfalto são geralmente superfícies planas e duras que exigem calçados com mais amortecimento, suporte e durabilidade. Você deve selecionar um calçado com absorção de choque adequada para suportar o alto impacto do pavimento. Você precisará encontrar o equilíbrio certo entre flexibilidade e estabilidade. Se você estiver correndo nas estradas irregulares da cidade de Nova York, talvez queira mais apoio para os pés e tornozelos. 

2. Corrida Em Trilha

A trilha geralmente consiste em terreno irregular contendo terra, pedras, folhas, grama ou outros obstáculos. Um tênis de corrida em trilha deve ter mais tração, maior durabilidade e maior estabilidade. 

As trilhas geralmente têm menos impacto do que as estradas, então você pode diminuir a quantidade de amortecimento para obter mais apoio para os pés e tornozelos. A possibilidade de superfícies ásperas e móveis exigirá mais aderência na sola do sapato. Você também pode adicionar uma biqueira protetora para reduzir o risco de lesões nos dedos dos pés.  

3. Pista De Corrida

As pistas de corrida são construídas especificamente com várias camadas de uma superfície durável, uniforme e com absorção de choque, projetada especificamente para corrida. A camada superior é normalmente feita de borracha ou poliuretano, o que fornece uma superfície que absorve impactos, reduz a fadiga e é resistente ao deslizamento. Um tênis de corrida de pista deve ser leve, com uma entressola responsiva e ter um design minimalista para ajudar na sua amplitude natural de movimento. Como a pista absorverá parte do impacto, você pode selecionar um calçado mais leve reduzindo a quantidade de amortecimento. 

Qual É O Melhor Ajuste Para O Meu Tipo De Pé?

Ajustar

O ajuste de um tênis de corrida também é fundamental para garantir uma corrida agradável e sem lesões. Experimente sapatos com as mesmas meias que você planeja usar durante as corridas e deixe a largura de um polegar entre o dedo mais longo e a ponta do sapato. Além disso, preste atenção a quaisquer áreas de pressão ou desconforto e certifique-se de que o calçado esteja seguro no meio do pé e no calcanhar.

Tipo De Pé

O primeiro passo para escolher um tênis de corrida é determinar o tipo de pé. Existem três tipos principais de pés: neutro, pronação excessiva e supinação. Os pés neutros têm um arco natural e normalmente requerem um calçado almofadado. A pronação excessiva ocorre quando o pé rola muito para dentro durante a passada, e esses corredores precisam de um calçado de estabilidade com suporte adicional. Se você é um pronador excessivo, procure um calçado rotulado como “estabilidade” ou “controle de movimento”, pois foram projetados para você. A supinação ocorre quando o pé rola demais para fora, e os corredores com esse tipo de pé normalmente exigem um calçado com mais amortecimento.

Formato Do Pé

Diferentes tênis de corrida são projetados para diferentes formatos de pés. Por exemplo, alguns calçados são projetados para corredores com arco alto, enquanto outros são projetados para corredores com pés chatos. Vamos lhe dar um pouco mais de informações sobre o que procurar com base no seu formato. 

Se você tem um arco alto, você pode escolher um calçado que proporcione mais amortecimento e absorção de choque. Procure calçados com formato curvo ou semicurvo, pois darão mais suporte à curvatura natural do pé. Você também pode considerar sapatos com queda inferior do calcanhar aos dedos, o que ajudará a distribuir o peso de maneira mais uniforme pelo pé.

Se você tem pés chatos, pode escolher um calçado com mais estabilidade e suporte. Procure calçados com formato reto, pois darão mais sustentação para o alinhamento natural do pé. Você também pode considerar sapatos com queda mais alta do calcanhar aos dedos dos pés, o que pode ajudar a reduzir o estresse no tendão de Aquiles.

Se você tiver um arco neutro, poderá ter mais flexibilidade no tipo de sapato que escolher. Procure calçados que proporcionem um bom equilíbrio entre amortecimento e suporte e escolha um calçado que seja confortável e de suporte para o seu pé.

Queda Do Calcanhar

A queda do calcanhar aos dedos dos pés é uma medida que está intimamente relacionada à altura do amortecimento. Variando de 0 mm a mais de 12 mm, a queda do calcanhar aos dedos do pé é a diferença entre a altura no calcanhar e a altura no antepé:

  • Sapatos descalços têm queda de 0 mm.
  • Os sapatos minimalistas normalmente têm uma queda de 0 a 4 mm.
  • Sapatos moderados e maximalistas oferecem uma ampla variedade de quedas do calcanhar aos pés.

Para decidir qual queda de calcanhar funcionará melhor para você, considere estas dicas:

  • Combine a queda dos seus tênis de corrida atuais. Você evitará mexer com a biomecânica do seu corpo. E saiba que, mesmo comprando o mesmo modelo de calçado, é preciso verificar novamente a queda do salto. De vez em quando, uma marca de calçados altera a queda do calcanhar aos dedos dos pés ao atualizar o design de um calçado.
  • Se você não tem tênis de corrida, dê uma olhada nos outros tênis. Primeiro, olhe para seus outros calçados esportivos. Se você não tem calçados esportivos, dê uma olhada nos seus calçados casuais. A maioria dos sapatos terá uma queda moderada do calcanhar aos dedos do pé, o que simplesmente sugere que você evite corredores de trilha que estejam nas extremidades de 0 mm e 12 mm ou próximas da faixa de especificações. Se você usa sapatilhas ou chinelos o tempo todo, sapatos de cano baixo podem servir.
  • Uma queda baixa do calcanhar incentiva um golpe no meio do pé ou no antepé. O resultado é uma plataforma de pouso mais estável, juntamente com melhor equilíbrio e envolvimento muscular. Essa mudança biomecânica benéfica é um grande apelo dos sapatos descalços e minimalistas. No entanto, nem todo mundo se beneficia nem pode fazer a transição para um calçado de cano baixo.
  • Se você está pensando em mudar para sapatos descalços ou minimalistas, vá com calma. Planeje alguns meses de transição e algum desconforto ao fazer o ajuste físico. Para saber mais, leia Noções básicas de corrida descalça/minimalista .
  • Observe que você também pode encontrar sapatos com amortecimento moderado e máximo e com salto baixo. Mudar de um sapato de salto alto bem amortecido para um sapato de salto baixo bem amortecido não é para todos. Isso acarreta algum desconforto e leva um pouco de tempo de transição.

Qual É O Seu Estilo De Corrida?

Dedos Apontados

Se você tem um estilo de corrida com os dedos dos pés voltados para a frente, onde os dedos apontam para fora enquanto você corre, é importante escolher um calçado que acomode esse movimento e forneça suporte adequado. Aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudá-lo a escolher o tênis de corrida certo para o seu estilo de corrida:

  1. Biqueira larga: Procure sapatos com biqueira mais larga para acomodar a ponta externa dos dedos dos pés. Isso ajudará a evitar fricção e bolhas nas laterais dos pés. Algumas marcas de calçados oferecem sapatos projetados especificamente para biqueiras largas, por isso pode ser útil experimentar diferentes opções para encontrar o melhor ajuste.
  2. Sapatos neutros ou de estabilidade: considere escolher um calçado que proporcione um bom equilíbrio entre amortecimento e estabilidade. Um calçado neutro permitirá que seus pés se movam com mais naturalidade, enquanto um calçado de estabilidade fornecerá mais suporte para ajudar a evitar o movimento excessivo do pé para dentro. Novamente, é importante experimentar diferentes opções para ver qual tipo de calçado é mais confortável e oferece suporte para seu pé e estilo de corrida individual.
  3. Flexibilidade: Procure um calçado que permita flexibilidade no antepé. Isso acomodará a ponta externa dos dedos dos pés e permitirá um padrão de movimento mais natural. Sapatos com sola ou antepé mais flexíveis são ideais para corredores com dedos para frente.

Atacante De Calcanhar

Se você tem um estilo de corrida com calcanhar, onde o calcanhar atinge o chão primeiro quando você corre, é importante escolher um calçado que forneça amortecimento e suporte adequados para o calcanhar e o pé. Aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudá-lo a escolher o tênis de corrida certo para o seu estilo de corrida com calcanhar:

  1. Amortecimento: Procure calçados que proporcionem amplo amortecimento na região do calcanhar. Isso ajudará a absorver o choque e reduzir o impacto do pé no chão. Sapatos com entressola mais grossa ou material mais macio na área do calcanhar podem ser mais confortáveis ​​para quem bate o calcanhar.
  2. Estabilidade: considere escolher um calçado com estabilidade moderada. Isso ajudará a evitar o movimento excessivo do pé para dentro, o que pode ocorrer com um estilo de corrida com impacto no calcanhar. Procure calçados com espigão medial ou um material mais firme na parte interna do calçado para dar esse suporte.
  3. Queda do calcanhar aos dedos dos pés: Considere um sapato com uma queda mais alta do calcanhar aos dedos dos pés. Esta é a diferença de altura entre o calcanhar e a ponta do sapato. Uma queda mais alta ajudará a deslocar o peso para a frente e incentivará um golpe no meio do pé ou no antepé, o que pode ser mais eficiente para correr. No entanto, é importante encontrar um calçado com uma queda que seja confortável e natural para o seu pé e estilo de corrida individual.

Corredor No Meio Do Pé Ou Antepé

Se você tem um estilo de corrida no meio do pé, em que o pé atinge o solo primeiro com o meio do pé ou antepé, é importante escolher um tênis de corrida que forneça suporte e flexibilidade adequados para esse tipo de corrida. Aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudá-lo a escolher o tênis de corrida certo para o seu estilo de corrida no meio do pé:

  1. Sapatos minimalistas ou descalços: Os sapatos minimalistas ou descalços são projetados para fornecer suporte mínimo e permitir que seus pés se movam com mais naturalidade. Esses tipos de sapatos geralmente têm uma queda mais baixa do calcanhar aos dedos do pé e uma sola mais fina, o que pode ajudar a incentivar um golpe no meio do pé ou no antepé. No entanto, é importante fazer a transição gradual para esses tipos de calçados para evitar lesões, pois eles exigem uma técnica de corrida diferente e podem sobrecarregar mais os músculos e tendões dos pés e da parte inferior das pernas.
  2. Flexibilidade: Procure calçados que permitam flexibilidade no antepé. Isso permitirá que seu pé se mova naturalmente e facilitará um golpe no meio do pé ou no antepé. Sapatos com sola ou antepé mais flexíveis são ideais para corredores no meio do pé.
  3. Leve: considere escolher um calçado leve que não sobrecarregue e permita uma marcha de corrida mais natural e eficiente. Os calçados leves costumam ser projetados com um design mais minimalista ou flexível e podem ser uma boa opção para corredores com meio do pé.

Quais São Algumas Compensações Entre Sapatos?

Quando se trata de selecionar um tênis de corrida, dois fatores principais a serem considerados são o peso e o amortecimento. Ambos os fatores podem ter um impacto significativo no seu desempenho e conforto na corrida, e o equilíbrio ideal entre os dois variará dependendo das suas necessidades e preferências individuais.

Peso

O peso de um tênis de corrida é uma consideração importante por vários motivos. Primeiro, os sapatos mais leves normalmente proporcionam uma sensação mais natural e permitem um ritmo mais rápido, pois exigem menos esforço para levantá-los e movê-los. Além disso, sapatos mais leves podem ajudar a reduzir a fadiga e diminuir o impacto nas articulações e nos músculos. No entanto, é importante observar que nem todos os corredores se beneficiarão com os calçados mais leves possíveis. Por exemplo, corredores com histórico de lesões podem precisar de calçados com mais suporte e amortecimento, mesmo que sejam um pouco mais pesados.

Amortecimento

O amortecimento refere-se à quantidade de acolchoamento do calçado, que pode ajudar a absorver o impacto e reduzir a tensão nos pés e nas pernas. Geralmente, é preferido mais amortecimento para corridas mais longas ou para corredores com histórico de lesões. No entanto, é importante encontrar um equilíbrio entre amortecimento e peso. Sapatos com muito amortecimento podem ser pesados ​​e reduzir sua agilidade, enquanto sapatos com pouco amortecimento podem causar desconforto e lesões.

Comparando Peso E Amortecimento

Quando se trata de comparar peso e amortecimento, é importante considerar os dois fatores em relação um ao outro. Por exemplo, um calçado com muito amortecimento pode ser mais pesado, mas também pode proporcionar um passeio mais confortável. Da mesma forma, um calçado muito leve pode ter menos amortecimento, mas pode permitir um ritmo mais rápido e menos fadiga.

Em última análise, o melhor calçado para você dependerá de suas necessidades e preferências individuais. Alguns corredores podem priorizar o peso em vez do amortecimento, enquanto outros podem priorizar o amortecimento em vez do peso. É importante experimentar várias opções e considerar o terreno e a distância que você percorrerá antes de tomar uma decisão final. Além disso, trabalhar com um vendedor experiente ou consultar um profissional de saúde pode ajudar a garantir que você selecione o melhor calçado para suas necessidades individuais.

Flexibilidade X Suporte

Os sapatos flexíveis são projetados para permitir movimentos e flexibilidade mais naturais dos pés. Eles geralmente são mais leves e têm uma queda mais baixa do calcanhar aos dedos do pé, o que permite que o pé se mova mais naturalmente desde o toque do calcanhar até a ponta do pé. Esses sapatos geralmente têm um design mais minimalista e menos amortecimento. Eles podem ser uma boa escolha para corredores que têm uma marcha de corrida mais eficiente e não necessitam de muito apoio ou estabilidade.

Os calçados estáveis, por outro lado, são projetados para proporcionar mais suporte e estabilidade ao pé. Eles geralmente têm uma queda maior do calcanhar aos dedos dos pés e mais amortecimento do que os sapatos flexíveis. A parte superior e a entressola do sapato também são frequentemente projetadas para fornecer mais suporte e reduzir a pronação (rolamento do pé para dentro). Podem ser uma boa escolha para corredores que precisam de mais apoio devido à pronação excessiva ou que têm pés chatos.

A escolha entre um calçado flexível ou estável depende, em última análise, da marcha de corrida e do tipo de pé do indivíduo. Corredores que têm uma marcha de corrida mais neutra e não necessitam de muito apoio podem preferir um calçado flexível, enquanto aqueles que pronam demais ou precisam de mais apoio podem preferir um calçado estável.

É importante observar que tanto os calçados flexíveis quanto os estáveis ​​têm suas vantagens e desvantagens e não existe uma solução única para todos. É importante experimentar diferentes tipos de sapatos e determinar quais são mais confortáveis ​​e adequados às suas necessidades individuais.

Treinamento X Desempenho

Ao selecionar um tênis de corrida, é importante considerar se você precisa de um tênis de treino ou de desempenho. Ambos os tipos de calçados possuem características específicas projetadas para atender às necessidades dos diferentes tipos de corredores.

Os tênis de treino são projetados para uso diário e são adequados para corredores que se concentram principalmente em desenvolver resistência e aumentar a quilometragem. Esses calçados normalmente têm mais amortecimento e suporte do que os calçados de alto desempenho, o que ajuda a reduzir o impacto nas articulações e nos músculos em longas distâncias. Os calçados de treino também tendem a ter uma construção mais durável, o que lhes permite resistir ao desgaste do uso diário.

Os calçados de desempenho, por outro lado, são projetados para velocidade e são adequados para corredores que estão focados em melhorar seu tempo ou desempenho. Esses calçados são normalmente mais leves e mais responsivos do que os calçados de treino, o que permite um ritmo mais rápido e movimentos mais eficientes. Os calçados de desempenho também podem ter menos amortecimento e suporte do que os calçados de treino, pois são projetados para distâncias mais curtas e velocidades mais rápidas.

A escolha entre um calçado de treino e um calçado de desempenho depende, em última análise, dos seus objetivos e preferências individuais de corrida. Se você é um corredor iniciante ou está focado em desenvolver resistência, um tênis de treino pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você é um corredor experiente que está focado em melhorar sua velocidade ou desempenho, um calçado de alto desempenho pode ser uma opção melhor.

Como você pode ver, há muitos fatores quando se trata de encontrar o tênis de corrida certo. Na próxima vez que você comprar os sapatos perfeitos, lembre-se de tudo isso, leia as avaliações e experimente.