Post Thumbnail Bd2e2ecb47e611c3274f3f1748526d1a 780×450

Quem tem o hábito de praticar exercícios físicos já sentiu aquelas dores musculares pós-treino. As mesmas acontecem por conta de microrrupturas, que acontecem no tecido muscular durante a prática de exercícios. Dessa maneira, isso chama-se de microlesões musculares devido ao esforço durante as atividades.

Sendo assim, é normal que após alguns treinos a dor passe. Dessa forma, durante os períodos de descanso, ocorre a cicatrização, e os tecidos musculares são reconstruídos com maior tamanho e força. Contudo, existem algumas dicas que ajudam a acelerar o processo de recuperação e no alívio das dores.

Assim, algo muito importante após o treino é uma alimentação. Isso porque os músculos precisam de nutrientes para se recuperar. Dessa forma, espere cerca de 30 minutos depois da malhação. Consuma uma refeição rica em proteínas e carboidratos.

Além disso, para aliviar as dores musculares, você pode aplicar gelo na região muscular, o que ajuda a prevenir danos mais graves. Assim também, consegue fazer com que o processo de recuperação seja mais acelerado. Da mesma forma, um banho quente com sais depois da aplicação com gelo colabora no relaxamento. A água quente melhora a função muscular e diminui as dores.

Por fim, não tem nada que uma boa noite de sono não ajude a resolver. O indicado é dormir mais de oito horas, a fim de repor toda a energia perdida ao longo das atividades físicas. Além disso, para melhorar a noite, desligue o celular uma hora antes de dormir, além de tomar um banho relaxante.

Foto destaque: Reprodução/Omron Healthcare

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *