Os EAAs desempenham um papel fundamental em mais do que apenas sua…
Se você tem uma rotina de exercícios intensos ou sofre com desidratação, as bebidas isotônicas podem se tornar uma forte aliada. Afinal, elas ajudam a reidratar e a reabastecer os eletrólitos do corpo. Isso acontece por conta de uma combinação de água, carboidratos e eletrólitos, como magnésio, sódio e magnésio.
Basicamente, essas bebidas foram formuladas para ter uma concentração parecida com a dos fluidos corporais. Dessa maneira, ajuda na rápida absorção e reposição dos nutrientes perdidos em caso de exercícios intensos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo, o Blog da UnicPharma separou mais informações sobre as bebidas isotônicas! Acompanhe tudo a seguir!
O que são bebidas isotônicas?
Durante a prática de exercícios intensos, o corpo transpira para regular sua temperatura. Junto com o suor, ele perde eletrólitos, minerais essenciais para o funcionamento adequado do organismo. A desidratação e o desequilíbrio de eletrólitos podem levar à fadiga, cãibras musculares e queda no desempenho físico.
As bebidas isotônicas ajudam a combater esses problemas, fornecendo líquidos para reidratação, carboidratos para repor as reservas de energia e eletrólitos para reequilibrar o organismo. Elas também podem conter outros nutrientes, como vitaminas e antioxidantes, dependendo da marca e da formulação específica.
Bebidas repositoras e energéticas
Ao contrário das bebidas isotônicas, que possuem uma osmolaridade entre 270 e 330 mOsmol/L, as bebidas repositoras devem ter uma osmolaridade inferior a esse valor. Além disso, sua quantidade de sódio fica entre 460 e 1.150 mg/L e a quantidade de carboidratos é menor que a das isotônicas, com menos de 8%. Embora não seja obrigatório, as bebidas repositoras podem conter até 700 mg de potássio por litro e não necessariamente incluem vitaminas e minerais. Um bom exemplo de bebida repositora é a água de coco, especialmente quando a coco é colhido com até oito meses de maturação.
As bebidas energéticas possuem um efeito distinto das bebidas isotônicas e repositoras. Elas contêm substâncias que estimulam o sistema nervoso central com diversos objetivos. Estes incluem aumentar o metabolismo, evitar a sensação de sonolência, aumentar a resistência física e proporcionar uma sensação de bem-estar.
Os principais componentes das bebidas energéticas são taurina, cafeína, inositol e glucoronolactona. Além disso, algumas bebidas energéticas também podem conter minerais e vitaminas. Existem energéticos específicos para atletas, formulados visando a obter melhores resultados durante a prática esportiva. Portanto, a escolha adequada dessas bebidas acaba sendo importante para alcançar os resultados desejados.
Benefícios dos isotônicos
As bebidas isotônicas oferecem diversos benefícios para quem pratica atividades físicas intensas. Entre eles estão:
- Hidratação eficiente: as bebidas isotônicas são formuladas para ajudar na rápida reidratação do corpo. Assim, elas contêm uma combinação de água e eletrólitos, minerais essenciais perdidos durante a transpiração. Essa reposição de líquidos e eletrólitos ajuda a prevenir a desidratação e seus efeitos negativos, como fadiga, tonturas e cãibras musculares;
- Reposição de energia: as bebidas isotônicas também contam com carboidratos, que são uma fonte importante de energia para os músculos durante o exercício. Esses carboidratos ajudam a repor os estoques de glicogênio muscular esgotados durante o treino, o que pode melhorar o desempenho e a resistência;
- Melhora do desempenho: a combinação de hidratação adequada, reposição de eletrólitos e fornecimento de energia pode levar a um melhor desempenho durante o exercício. Assim, ao manter o corpo adequadamente hidratado e fornecer os nutrientes necessários, as bebidas isotônicas podem ajudar a prolongar a resistência, reduzir a fadiga e melhorar a capacidade de realizar exercícios de alta intensidade;
- Reposição de eletrólitos: durante o exercício intenso, o corpo perde eletrólitos, como sódio, potássio e magnésio, por meio do suor. As bebidas isotônicas contêm esses eletrólitos em concentrações equilibradas, ajudando a repor as reservas e manter o equilíbrio eletrolítico adequado no organismo. Isso é particularmente importante para o bom funcionamento muscular, a contração adequada dos músculos e a prevenção de cãibras;
- Recuperação mais rápida: depois do exercício, as bebidas isotônicas podem ajudar na recuperação ao repor os líquidos e nutrientes perdidos. A rápida reidratação e a reposição de eletrólitos e carboidratos ajudam a iniciar o processo de recuperação muscular, reduzindo a sensação de fadiga e acelerando a regeneração dos tecidos.
Quando consumir?
As bebidas isotônicas devem ser consumidas durante atividades físicas intensas e prolongadas. Ou seja, se você estiver envolvido em exercícios ou atividades físicas que durem mais de uma hora, especialmente em ambientes quentes e úmidos, elas podem ser úteis para reidratar e repor os eletrólitos perdidos pelo suor. Assim como, elas são importantes depois da prática de atividades físicas intensas. Afinal, conseguem ajudar na recuperação, reidratando o corpo e ajudando a repor os nutrientes perdidos durante o exercício, como eletrólitos e carboidratos.
Além disso, são boas em casos de desidratação leve, com sintomas como sede excessiva, boca seca e urina escura. As bebidas isotônicas ajudam a restaurar o equilíbrio hídrico e eletrolítico do organismo. Por fim, quando você perde líquidos de forma excessiva, como em momentos de calor intenso, exercícios intensos e/ou doenças com sudorese excessiva.
Indicação
As bebidas isotônicas são indicadas principalmente para pessoas que se envolvem em atividades físicas intensas e prolongadas, como atletas, esportistas e indivíduos que realizam treinos ou exercícios de alta intensidade. Essas bebidas são projetadas para auxiliar na reidratação e reposição de eletrólitos perdidos durante a transpiração, fornecendo energia adicional por meio dos carboidratos presentes nelas.
Além disso, as bebidas isotônicas podem ser úteis para pessoas que praticam atividades ao ar livre sob condições climáticas quentes e úmidas, nas quais a sudorese é mais intensa e há maior perda de líquidos e eletrólitos.
Alguns cuidados
As bebidas isotônicas não devem, em nenhuma circunstância, substituir totalmente a ingestão de água. Isso porque consumo excessivo de sais minerais pode sobrecarregar os rins e levar a disfunções renais. Por isso, é fundamental manter um equilíbrio adequado durante um treino, juntamente com a ingestão de um litro de água com a mesma quantidade de bebida isotônica. Também alterne a ingestão dos líquidos após aproximadamente uma hora. Busque uma alimentação regulada.
Além disso, evite o consumo excessivo de bebidas isotônicas em excesso ou sem a recomendação específica. Afinal, o seu consumo excessivo pode ter efeitos prejudiciais à saúde, como pressão arterial elevada, risco de desenvolvimento de diabetes e deterioração dos esmaltes dentários.
Por fim, as bebidas isotônicas são formuladas para repor as perdas ocasionadas por atividades físicas intensas. Consumir essas bebidas sem realizar exercícios físicos adequados pode resultar em uma ingestão desnecessária das substâncias presentes nelas.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments