Entenda Porque Dormir Mal Engorda

Você sabia que dormir mal engorda? É verdade! Talvez você já tenha ouvido falar nisso, mas nunca acreditou. No entanto, se seu objetivo é emagrecer e perder peso, é importante começar a colocar seu sono em dia.

O recomendado é ter ao redor de 8 horas de sono todas as noites, sem falta. Além disso, é importante preparar o seu quarto e tentar evitar estímulos visuais (janela fechada!) ou sonoros (sem alarmes ou barulhos) para uma maior qualidade de sono.

Se você não dorme bem, pode ser que comece a acumular alguns quilos a mais no organismo. Quer ver como? Então siga a leitura a seguir!

Dormir mal engorda, pois estimula a comer mais

Um dos problemas de dormir mal é que estimula o corpo a comer mais. Isso acontece por causa da maneira como obtemos energia e nos livramos do estresse.

Quem dorme poucas horas por dia, normalmente, não tem hábitos de vida saudáveis. É claro que isso não é uma regra e há boas exceções em todos os casos. Mas em geral as pessoas dormem pouco porque trabalham demais e não se exercitam.

Por isso, o estresse do dia a dia fica acumulado no corpo, quase que “pesando” de verdade. Dessa forma, existem poucas maneiras de lidar adequadamente com isso, o que gera um estímulo para comer bobagem.

Quem dorme mal, lida de forma diferente com a comida

Um dos órgãos que mais sofre quando dormimos mal é o cérebro. A privação de sono afeta muito o seu funcionamento, como comprovado por um estudo da Universidade da Califórnia.

O estudo acompanhou pessoas que ficam sem dormir por uma noite inteira. Depois de passar a noite em claro, o cérebro dessas pessoas registrou muitas significativas, especialmente em relação ao consumo de fast food. Essas mudanças são físicas mesmo: uma delas altera a maneira como o cérebro registra a ingestão de batatas fritas e doces.

Além disso, dormir mal engorda, visto que o cérebro perde capacidade de tomar decisões racionais com base nas consequências. Quanto menos sono de qualidade, pior é a nossa tomada de decisões e capacidade de controle, o que leva a pessoa a responder impulsos mais primários, como o desejo pelas recompensas oferecidas pelas comidas gordurosas e fritas.

Dormir mal altera o equilíbrio hormonal no corpo

Uma das principais razões do porquê dormir mal engorda é o desbalanço hormonal que a privação de sono de qualidade causa no nosso organismo. Como o cérebro não descansa adequadamente, ele também não consegue controlar a produção de hormônios da maneira correta.

Existem três hormônios que são particularmente afetados por noites mal dormidas e seus funcionamentos são essenciais para quem quer emagrecer com saúde.

O primeiro deles é a grelina, um hormônio que é sintetizado no estômago. Sua função é avisar o corpo que precisamos de comida. Em outras palavras, é o hormônio que “dá fome” para a pessoa. O que a falta de sono faz é aumentar a produção da grelina — o que, por consequência, faz com que a pessoa queira comer mais vezes.

O segundo hormônio afetado é o cortisol. Dentre suas muitas funções, o cortisol é essencial para acumular gordura na região do abdômen. Por isso, se tivermos muito cortisol no corpo, a tendência é ficarmos com uma barriga mais saliente. Dormir mal engorda porquanto estimula a produção de cortisol no corpo.

Por fim, o terceiro hormônio afetado por noites mal dormidas é a Leptina, que é produzida em células de gordura. A sua função é oposta da grelina: ela é um inibidor de apetite. No entanto, dormir pouco desestimula a produção de Leptina, o que faz com que comamos mais do que o necessário em todas as refeições.

Viu só como dormir mal engorda? É por isso que é importante conhecer maneiras de garantir uma boa noite de sono. Para isso, faça exercícios físicos, compre um bom colchão e evite estímulos durante a noite.

Se você gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e marque alguns amigos que têm dormido mal e reclamado de sono perto de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *