Skip to content
Foliculite na barba

A foliculite, uma irritação comum dos folículos pilosos, pode afetar homens barbados. Explore técnicas de barbear adequadas, produtos essenciais e cuidados com a pele para evitar essa condição incômoda.

Por isso, para saber sobre o assunto e como evitar essas bolinhas doloridas, é preciso falar desde a escolha correta de lâminas até métodos eficazes de tratamento, incluindo produtos tópicos e práticas de higiene.

Se você enfrenta coceira, vermelhidão ou pústulas na área da barba, este artigo é indispensável. Abaixo, o Blog da UnicPharma separou mais informações sobre o assunto! Aprenda a manter sua barba impecável e sua pele saudável. Não perca as dicas valiosas para conquistar um visual incrível sem comprometer a saúde da sua pele!

O que é a foliculite?

A foliculite é uma condição cutânea comum caracterizada pela inflamação dos folículos pilosos, pequenas estruturas na pele onde os cabelos crescem. Geralmente causada por infecções bacterianas, fúngicas ou virais, a foliculite pode manifestar-se como pequenas protuberâncias vermelhas, pústulas ou pápulas ao redor dos folículos.

As bactérias Staphylococcus aureus são frequentemente associadas à foliculite, mas outros agentes infecciosos, como os fungos do gênero Malassezia, podem desencadear a condição. Os sintomas comuns incluem coceira, irritação e, em alguns casos, desconforto.

A foliculite pode ocorrer em qualquer parte do corpo onde haja pelos, sendo mais comum em áreas depiladas, barbeadas ou onde a roupa fica em contato próximo com a pele. O atrito constante, cortes ou lesões na pele, bem como condições que enfraquecem o sistema imunológico, podem aumentar o risco de desenvolver foliculite.

O tratamento geralmente envolve medidas de higiene, como a aplicação de compressas quentes e o uso de antibióticos tópicos ou orais, dependendo da gravidade. Em casos persistentes, é aconselhável procurar orientação médica para determinar a causa subjacente e obter um plano de tratamento adequado.

Sintomas

Entre os principais sintomas da foliculite estão:

  1. Pápulas ou pústulas: pequenas protuberâncias vermelhas, pústulas (com pus) ou lesões semelhantes a espinhas podem se desenvolver ao redor dos folículos pilosos afetados.
  2. Coceira e irritação: a área afetada geralmente fica pruriginosa, causando coceira e desconforto.
  3. Inchaço e vermelhidão: a pele ao redor dos folículos infectados pode ficar inflamada, resultando em inchaço e vermelhidão.
  4. Dor ou sensibilidade: em alguns casos, a foliculite pode causar dor ou sensibilidade na área afetada.
  5. Formação de crostas: à medida que as lesões cicatrizam, pode ocorrer a formação de crostas ou escamas.
  6. Lesões Recorrentes: em casos crônicos, as lesões podem se repetir ou persistir por longos períodos.
  7. Descarga de pus: em casos mais avançados, as lesões podem liberar pus, indicando uma infecção mais profunda.
  8. Manchas hiperpigmentadas: após a cicatrização, podem ocorrer manchas escuras na pele (hiperpigmentação) ou, em alguns casos, cicatrizes.

Como evitar a foliculite na barba

Prevenir a foliculite na barba requer cuidados específicos para manter a saúde da pele e evitar a irritação dos folículos pilosos. Aqui estão algumas práticas que podem ajudar a prevenir a foliculite na barba:

  1. Higiene adequada: lave o rosto diariamente com um sabonete suave, especialmente antes e depois do barbear. Isso remove sujeira, óleo e bactérias que podem contribuir para a foliculite.
  2. Amolecimento dos pelos: antes de barbear, amoleça os pelos faciais com água morna ou uma toalha quente para facilitar o deslizamento da lâmina.
  3. Uso de produtos adequados: utilize produtos de barbear de qualidade, como cremes ou géis que proporcionem uma camada protetora e ajudem a reduzir o atrito durante o barbear.
  4. Lâminas afiadas: troque as lâminas regularmente para evitar cortes e irritações. Lâminas desgastadas podem puxar os pelos, aumentando o risco de foliculite.
  5. Técnica de Barbear: barbeie na direção do crescimento do pelo para minimizar a irritação. Evite passar a lâmina repetidamente sobre a mesma área.
  6. Evitar barbear em pele irritada: não faça a barba se a pele estiver irritada, com cortes ou com presença de foliculite. Dê tempo para a pele se recuperar antes de barbear novamente.
  7. Hidratação adequada: hidrate a pele diariamente com um bom hidratante para evitar o ressecamento, o que pode contribuir para a foliculite.
  8. Evitar toques excessivos: evite tocar no rosto com as mãos sujas, pois isso pode transferir bactérias para a pele.
  9. Não puxar ou arrancar pelos encravados: evite a tentação de puxar pelos encravados, pois isso pode aumentar a irritação. Use métodos adequados para tratar pelos encravados.
  10. Consulta Profissional: se a foliculite persistir ou piorar, consulte um dermatologista para uma orientação adequada e tratamento.

Tratamento

O tratamento da foliculite varia de acordo com a gravidade e a causa subjacente da condição. Em geral, a manutenção de uma higiene adequada é fundamental, incluindo a lavagem regular da área afetada com um sabonete suave. A aplicação de compressas quentes sobre as lesões pode ajudar a aliviar a inflamação e facilitar a drenagem do pus. É aconselhável evitar o barbear ou a depilação temporariamente para permitir a cicatrização.

Em casos de foliculite bacteriana, o uso de antibióticos tópicos, como mupirocina, pode ser indicado para controlar a infecção. Cremes contendo corticosteroides podem ser prescritos para reduzir a inflamação e aliviar a coceira. Se a foliculite for causada por fungos, antifúngicos tópicos ou orais podem ser necessários.

Em situações mais graves ou recorrentes, o médico pode recomendar antibióticos orais. Procedimentos como tratamentos a laser ou luz pulsada podem ser considerados para casos persistentes. É essencial evitar a automedicação e buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento apropriado. Um dermatologista pode oferecer a assistência necessária para identificar a causa específica da foliculite e implementar medidas preventivas adequadas, garantindo uma abordagem eficaz para o tratamento da condição.