Skip to content
Veja 10 motivos para você nunca parar de comer ovos

Como superalimento original da mãe natureza, os ovos fazem parte da nossa dieta desde o início dos tempos. No entanto, só agora estamos a aprender toda a extensão das maravilhas nutricionais que eles contêm e como são benéficos na promoção de benefícios duradouros para a saúde. Carregados com 13 vitaminas e minerais essenciais, os ovos também fornecem fontes essenciais desses nutrientes importantes que são necessários como parte de uma dieta saudável para ajudá-lo a estar no seu melhor, todos os dias.

Os ovos são bons para você?

Sim. Quando se trata de ajudar a atender às suas necessidades nutricionais diárias, os ovos são muito difíceis de vencer. 

Os ovos fornecem uma fonte valiosa de proteína de qualidade – ao mesmo tempo que contêm 13 vitaminas e minerais essenciais, juntamente com os necessários ácidos gordos ómega-3 e antioxidantes. 

60% da proteína de alta qualidade dos ovos pode ser encontrada na clara do ovo, enquanto a gema contém o resto, juntamente com gorduras saudáveis ​​vitais, vitaminas, minerais e antioxidantes – todos compostos para uma contribuição valiosa para as suas necessidades nutricionais diárias. 

Abaixo, fornecemos alguns dos principais benefícios comprovados para a saúde de comer ovos:

1. Ovos são ricos em nutrientes

ovos são ricos em nutrientes

Uma porção média de 2 ovos contém:

  • 82% de suas necessidades diárias de vitamina D
  • 50% de suas necessidades diárias de folato
  • 25% de suas necessidades diárias de riboflavina (vitamina B2)
  • 40% de suas necessidades diárias de selênio 

Os ovos também contêm quantidades úteis de vitaminas A, E, B5, B12, bem como ferro, iodo e fósforo – todos nutrientes vitais para apoiar uma dieta saudável e equilibrada. 

2. Os ovos fornecem proteínas de excelente qualidade

Os ovos são amplamente considerados uma fonte valiosa de proteína de qualidade. As proteínas são os blocos de construção da vida, essenciais para a força e reparação dos músculos e tecidos – com um único ovo contendo cerca de 6,3 gramas de proteína. 

A poderosa vantagem da proteína nos ovos está ligada ao facto de os ovos conterem todos os nove aminoácidos essenciais – em quantidades suficientes – para apoiar o crescimento, a recuperação e a manutenção muscular eficazes. 

Embora alguns outros alimentos contenham proporcionalmente mais proteínas do que os ovos – a alta qualidade e biodisponibilidade da proteína nos ovos é verdadeiramente incomparável.

3. Ovos melhoram os níveis de colesterol “bom”

mulher segurando ovo e coração

Os ovos ajudam a aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL) – ou colesterol “bom”, como é comumente conhecido – e esta é uma das razões pelas quais se descobriu que os ovos têm pouco ou nenhum efeito no risco de doenças cardíacas.

É a lipoproteína de baixa densidade (LDL) – ou colesterol “ruim” – que pode colocar em risco a saúde do coração. Refeições ricas em gorduras saturadas e gorduras trans, como alimentos fritos para viagem, são os principais culpados quando se trata de níveis de risco aumentados de colesterol LDL.

4. Os ovos são uma ótima fonte de vitamina D

vitamina d - a vitamina do sol - Ovos Australianos

As gemas de ovo são um dos poucos alimentos que contêm naturalmente vitamina D. E com quase um quarto de todos os adultos australianos sofrendo de deficiência leve ou moderada de vitamina D, o caso dos ovos é ainda mais forte. 

Uma porção de dois ovos fornece 82% da ingestão diária recomendada de vitamina D – tornando-os uma fonte muito importante desta vitamina essencial. 

Às vezes chamada de “vitamina do sol”, a vitamina D desempenha um papel importante na absorção de cálcio e fósforo – tornando-a essencial para a manutenção de ossos e dentes saudáveis. A vitamina D também ajuda a promover a função muscular saudável e a manutenção do sistema imunológico.

5. Os ovos enchem e ajudam no controle de peso

ovos ótimos para controle de peso

Relativamente baixos em calorias e uma rica fonte de proteínas de qualidade, os ovos são uma das melhores opções alimentares para auxiliar no controle de peso. Os altos níveis de saciedade dos ovos levam a uma maior sensação de satisfação, menos fome e menor vontade de comer no final do dia, o que significa que você estará menos inclinado a fazer aquele lanche no meio da tarde.

Estudos descobriram que comer ovos pode fazer você se sentir saciado por mais tempo:

  • Aumentar os níveis de um hormônio que ajuda você a se sentir satisfeito depois de comer
  • Mantendo os níveis de energia mais altos
  • Aumentando a atividade metabólica
  • Atrasar a taxa de saída do alimento do estômago

Os ovos são repletos de proteínas de alta qualidade, o que os torna ideais como parte de muitos padrões alimentares diferentes que podem ajudar as pessoas a controlar o peso. O consumo de ovos também pode ajudar a reduzir as variações nos níveis de glicose, o que pode trazer grandes benefícios duradouros na regulação dos padrões alimentares.

6. Os ovos estão entre as melhores fontes dietéticas de colina

A colina é um nutriente importante produzido no fígado; no entanto, como a maioria das pessoas não produz colina suficiente para atender às necessidades diárias, ela também precisa ser consumida através dos alimentos que ingere.

Semelhante à função das vitaminas B, a colina é essencial para o funcionamento normal das células, desempenhando um papel influente no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal durante a gravidez, no desenvolvimento cognitivo em bebês e também ajudando a reduzir o declínio cognitivo em idosos. Até recentemente, o papel da colina como parte de uma dieta equilibrada tinha sido largamente ignorado.

Os ovos são uma rica fonte de colina, fornecendo mais que o dobro da quantidade de colina por 100g do que qualquer outro alimento comumente consumido. Isso torna os ovos um meio altamente eficaz e simples de atender à sua ingestão nutricional diária. 

7. Os ovos são uma boa fonte de ômega-3

ovos e salmão escalfado, delicioso e rico em ômega 3

Os ômega-3 são tipos especiais de ácidos graxos poliinsaturados e constituem uma família de “gorduras essenciais” que desempenham um papel importante no funcionamento das membranas celulares; desde a saúde do coração e do cérebro até a proteção dos olhos. E como seu corpo produz uma quantidade limitada de ômega-3 por conta própria, é benéfico consumi-los ativamente por meio de várias fontes alimentares.

Os ovos são a fonte incrível e comestível de ácidos graxos ômega-3 da mãe natureza, fornecendo em média 180 mg por porção (2 ovos). Dessa quantidade, 114mg é o tipo de ácido graxo ômega-3 de cadeia longa – o que representa entre 71-127% da ingestão desejada para adultos.

O peixe oleoso é uma das fontes mais conhecidas de ômega-3; no entanto, para as pessoas que evitam ou não podem comer peixe, os ovos são uma fonte particularmente útil desses tipos saudáveis ​​de gorduras.

8. Os ovos contêm antioxidantes benéficos para os olhos

ovos são importantes para a saúde ocular

Os ovos contêm uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, vitamina E e selênio, que atuam como antioxidantes importantes para apoiar a saúde ocular, a função da retina e ajudar a combater a visão degenerativa à medida que envelhecemos.

Os ovos são ricos em antioxidantes luteína e zeaxantina, que desempenham um papel protetor na redução do risco de certas doenças oculares, incluindo catarata e degeneração macular relacionada à idade. Estudos mostram que esses antioxidantes também são melhor absorvidos pelo corpo a partir dos ovos do que de fontes vegetais alternativas.

9. Os ovos ajudam a aumentar a ingestão de nutrientes para um envelhecimento saudável

ovos ótimos para pessoas idosas

Os ovos são uma fonte acessível, econômica e de fácil digestão de proteínas de excelente qualidade, além de vitaminas e minerais essenciais – tornando-os uma inclusão dietética ideal para australianos mais velhos.

Fáceis de preparar, os ovos são um meio simples de aumentar a ingestão de nutrientes pelos idosos, ajudando, por sua vez, a reduzir o risco de uma ampla gama de deficiências e condições.

Eles também contêm uma quantidade significativa de leucina, um aminoácido importante para o suporte muscular contínuo, bem como outros nutrientes essenciais, incluindo vitamina D e ácidos graxos ômega-3, além de um nutriente pouco conhecido, a colina, que é importante para o funcionamento do cérebro. 

10. Ovos podem apoiar a saúde mental

os ovos são um ótimo alimento para promover uma melhor saúde mental

Uma dieta equilibrada pode contribuir muito para apoiar a redução do stress e melhores práticas de saúde mental – tanto reduzindo o impacto dos sintomas como otimizando um melhor desempenho. 

E quando se trata dos benefícios obstinados dos ovos – a combinação de vitamina B2, B12, colina, ferro e triptofano estão todos associados a ajudar a reduzir o risco de ansiedade, sintomas de depressão e ajudar naturalmente no sono. 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *