Skip to content

Três xícaras de café por dia melhoram o funcionamento do organismo

Rico em xantinas e minerais, ele protege o coração e o sistema nervoso

Uma das bebidas preferidas dos brasileiros, o café cada vez mais mostra o seu lado benéfico à saúde. Ele já foi alvo de polêmicas e tido como substância perigosa, mas nem por isso deixou de conquistar, por todo o planeta, uma legião de adeptos que o consideram um componente indispensável do dia-a-dia ou um ritual de bem-estar. O que muitos não sabem é que, ao aderir ao consumo de café, elas estão protegendo vários sistemas do nosso corpo, inclusive o cardiovascular.

O café, originário da África, ganhou o mundo como uma bebida revigorante e estimulante. Esse efeito é decorrente da presença de cafeína, uma substância que pertence ao grupo das xantinas, que, apesar do nome, é encontrada em outras plantas, sementes e ervas. A cafeína estimula o sistema nervoso, e deixa o organismo em um leve e curto estado de alerta, que gera uma sensação de bem-estar praticamente instantâneo.

Mas, mesmo que a cafeína seja encontrada em grandes quantidades no café, ela não é a única substância benéfica ao organismo encontrada nessa bebida. Ele também é rico em ácidos clorogênios, importantes antioxidantes que atuam na prevenção do câncer, e contém vitaminas e minerais, especialmente o potássio.

Estudos mostram que o café, se consumido de maneira regular e moderada, ou seja, até três xícaras por dia, também pode estar associado a menores incidências de depressão, alcoolismo e Mal de Parkinson. Consumido após as refeições, ele ainda contribui para impedir a absorção de metais pesados dos alimentos, uma das causas que mais veem preocupando cada vez mais os médicos.

Como praticamente todos os alimentos, não convém abusar do café, pois o consumo excessivo tem sido relacionado a altos índices de colesterol, fragilidade óssea, anemia e disfunções hormonais. Além disso, evite ingerir café de noite. Se a sua intenção não é ficar acordado durante a madrugada, o consumo dessa bebida pode levar a insônia e má qualidade do sono.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *