Skip to content

Ginkgo biloba: descubra os benefícios e como tomar

Planta contribui para memória, circulação e pressão arterial, entre outros usos

O ginkgo biloba é o nome de uma árvore de origem asiática, presente na China, Coréia e Japão, que conta com folhas de onde são extraídos seus princípios ativos benéficos. Mas para que serve o ginkgo biloba?

A planta se destaca principalmente por melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, aumento do fluxo de oxigênio e nutrientes às células. Veja todos os benefícios a seguir:

Benefícios do ginkgo biloba

  • Controla a pressão arterial
  • Melhora a concentração e a memória
  • Melhora a circulação sanguínea no cérebro
  • Melhora a circulação
  • Ajuda na saúde ocular

Diminui o risco de formação de trombos: As plaquetas são partículas dentro do sangue responsáveis pela coagulação sanguínea. A coagulação é essencial para o nosso corpo, contudo em alguns casos podem ocorrer agregações plaquetárias muito intensas e assim aumentar os riscos de doenças como trombose, derrames e ataques cardíacos.

O ginkgo biloba age evitando a agregação intensa das plaquetas e assim reduz os riscos das pessoas desenvolverem as doenças que ocorrem em decorrência.

Controla a pressão arterial: O ginkgo biloba estimula a produção do óxido nítrico que tem ação vasodilatadora e assim é benéfico para quem possui pressão alta.

Melhora a concentração e a memória: Os neurônios precisam produzir uma substância para que o cérebro fique ativo, a acetilcolina. Para que essa substância se forme, a colina precisa entrar dentro dos neurônios.

O ginkgo biloba age facilitando a entrada da colina na acetilcolina. Assim, pesquisas apontam que o ginkgo biloba ajuda a melhorar a memória e a atenção em pacientes idosos.

Melhora a circulação sanguínea no cérebro: Por contribuir para a melhor circulação em todo o organismo, o fluxo de sangue para o cérebro também ficará maior.

Assim, o ginkgo biloba pode ajudar em casos leves de labirintite e quando a pessoa sente tontura. Adicionalmente, pode ser utilizado como estratégia terapêutica complementar diante de quadros de enxaquecas.

Melhora a circulação: Por ter a ação vasodilatadora, o ginkgo biloba irá melhorar toda a circulação no organismo, inclusive para o coração e o cérebro.

Adicionalmente, atua diminuindo o risco de trombose pela menor agregação plaquetéria, pois inibe o fator de agregação das plaquetas (PAF), contribuindo para diminuição da viscosidade do sangue.

Ajuda na saúde ocular: Em decorrência da ação antioxidante e proteção frente aos danos causados por radicais livres, atua positivamente em doenças oftalmológicas, pela redução de lesões celulares na retina e da degeneração macular.

Nutrientes do ginkgo biloba

Os principais nutrientes presentes no ginkgo biloba são os terpenóides e os bioflavonóides. Ambas as substâncias possuem ação antioxidante e por isso são benéficas em todas as doenças onde a oxidação é intensa, por exemplo, elas vão reduzir a velocidade de envelhecimento do cérebro.

Pesquisas também apontaram o ginkgo biloba contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, mas não se sabe se é a combinação entre terpenóides e bioflavonóides que proporciona esses benefícios ou se apenas um deles.

Quantidade recomendada

A orientação é ingerir de 80 a 240 mg de ginkgo biloba por dia, sendo que os principais benefícios foram constatados quando a pessoa ingere 240 mg em três porções de 80 mg por dia.

Como tomar o ginkgo biloba

Atualmente, o ginkgo biloba é ingerido em cápsulas cápsulas – que devem conter o extrato padronizado denominado “EGB761” com teor mínimo de 24% de flavonoides glicosilados e 6% de terpenóides – ou em pó e pode ser adquirido em farmácias de manipulação.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *