Skip to content

Frutas e vegetais podem prolongar a sua vida

Alimentos ricos em antioxidantes alfacaroteno podem reduzir o risco de morte

Uma pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention sugere que quem consome mais frutas e vegetais pode viver mais. Os resultados do estudo, publicado na revista científica Archives of Internal Medicine, mostram que comer alimentos ricos em antioxidantes do tipo alfacaroteno evita doenças, principalmente os problemas cardiovasculares e câncer, prevenindo a morte precoce.

Para a pesquisa, foram avaliados mais de 15 mil adultos, que forneceram amostras de sangue entre 1988 e 1994, e foram acompanhados até 2006. Os cientistas descobriam que os participantes com altos níveis do antioxidante alfacaroteno no sangue apresentavam 39% menos risco de morrer por qualquer causa, incluindo doenças do coração e câncer, do que aqueles que tinham menores níveis do antioxidante durante os 14 anos de estudo.

O alfacaroteno faz parte do grupo de antioxidantes conhecido como carotenoides, que inclui o betacaroteno e o licopeno. Os vegetais ricos em alfa-caroteno são os vegetais amarelo-alaranjados, como cenouras, batata doce, abóbora, e vegetais verde-escuros, como brócolis, feijão verde, espinafre, nabos verde e alface.

O estudo mostrou que as chances de morte eram menores com os altos níveis de alfacaroteno no sangue. O efeito protetor do alfacaroteno também aumenta a quantidade de antioxidantes no sangue. O risco de morte diminuiu 39% nas pessoas que tinham os mais altos níveis de alfacaroteno no sangue.

De acordo com os estudiosos, o alfacaroteno é quimicamente parecido com o betacaroteno, porém mais efetivo em proteger as células do cérebro, do fígado e da pele.

Incluindo mais vegetais na dieta

Antes de começar a missão de incluir os vegetais na sua alimentação, é preciso variar as maneiras de prepará-los. “Os vegetais podem ser feitos cozidos, assados, refogados ou grelhados. Para dar mais sabor a esses alimentos, deve-se fazer uso de temperos e ervas”, explica a nutricionista Roberta Stella. “Usar pouco óleo na preparação impedirá que o alimento ganhe muitas calorias. Dessa forma, os fritos, à milanesa e suflês devem ser evitados.”

No seu prato preferido

Qual é seu prato predileto? Massas, lanches ou uma bela feijoada? Qualquer refeição comporta uma boa dose de vegetais. “Acostume-se aos poucos com os vegetais. Uma dica, para começar, é picar alguns deles nas receitas que aguçam o seu apetite”. “Uma lasanha de berinjela ou um prato de feijoada acompanhado com uma porção de couve fazem parte das alternativas “, explica.

Sopa encorpada

A sopa é uma maneira perfeita de camuflar os vegetais. “Podemos adicionar acelga, repolho, cenoura e couve-flor. E o lado positivo é que o gosto não fica tão forte, ajudando o paladar a se acostumar com os sabores”, afirma. “Vale lembrar que devemos evitar adicionar grandes quantidades de batata ou mandioquinha na preparação, já que elas apresentam maior valor calórico”, diz.

Suco turbinado

Que tal um suco de laranja com beterraba? As misturas ficam deliciosas e o sabor da fruta prevalece, camuflando o vegetal. “Basta usar a criatividade para saborear um suco delicioso e ainda aproveitar todos os benefícios dos vegetais”, recomenda Roberta. Experimente as opções de Laranja com rúcula e abacaxi com cenoura.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *