Skip to content

Conheça 6 possíveis causas da falta de apetite em adultos

As pessoas possuem necessidades e hábitos alimentares diferentes, mas isso não significa que a falta de apetite em adultos seja uma coisa normal. Pode ser um sinal de algum problema grave — e oferecer grandes riscos à saúde.

Nessas horas, é fundamental não só procurar um médico, como também se manter informado. Continue a leitura e conheça 6 das causas mais recorrentes para a perda da vontade de comer.

1. Anorexia

A anorexia é um dos transtornos alimentares mais comuns e muita gente ainda não reconhece a gravidade dessa doença. A doença é caracterizada principalmente pela perda do apetite e a pessoa que pode se sentir depressiva, gorda, com baixa autoestima, por isso, perde a vontade de comer. Como todo distúrbio nervoso, precisa ser devidamente diagnosticado e tratado.

2. Problemas emocionais

Estresse, ansiedade, depressão e tristeza são alguns dos motivos mais comuns para a falta de apetite. Pode ser um problema passageiro, mas, se persistir, deve ser tratado o mais rápido possível.

Nesses casos, pode ser interessante começar uma terapia. Um psicólogo pode ajudar o paciente a se conhecer melhor para enfrentar os problemas. Em situações mais graves, é preciso procurar a ajuda de um psiquiatra, que poderá receitar algum remédio para auxiliar no tratamento.

3. Doenças agudas

A perda de apetite acompanha quase todos as doenças agudas, como infecções e viroses, sendo um bom sinal de que existe um problema. Costuma estar associada a outros sintomas. Ou seja, é mais uma razão para procurar um médico logo.

Em alguns casos a ausência da fome pode persistir mesmo depois de tratar a doença. Assim, é fundamental investigar o motivo, que pode estar ligado a causas emocionais.

4. Doenças crônicas

Insuficiência cardíaca, câncer, diabetes, doença pulmonar crônica, problemas cardíacos e distúrbios neurológicos podem provocar perda de apetite. Mas essa pode ser uma condição temporária, tanto devido aos sintomas, quanto por efeito colateral de um medicamento usado no tratamento.

O médico poderá investigar o motivo e decidir pela medida mais adequada para resolver o problema. Em alguns casos, talvez seja necessário fazer uma dieta especial, com o acompanhamento de um nutricionista.

5. Álcool e drogas

O consumo regular de bebidas alcoólicas e outras drogas, além do hábito de fumar, pode reduzir a vontade de comer. Na maioria dos casos, tratar o vício já restabelece o apetite.

No entanto, um tratamento terapêutico pode ser necessário, visto que esses hábitos podem estar ligados a causas emocionais.

6. Uso de medicamentos

O uso continuado de alguns medicamentos — como fluoxetina, quinidina e hidralazina — pode gerar a perda de apetite. Isso pode ser um efeito colateral temporário, mas, se permanecer, é bom procurar o seu médico para ajustar a dose ou até alterar a medicação.

O mais importante é não encarar a falta de apetite em adultos como algo natural, uma vez que isso pode ser o indício de diversos problemas. Mesmo passageiro, é importante procurar um médico para investigar as causas e determinar qual é a melhor forma de tratamento.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *