O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Conheça 5 opções de tratamento para acne
A maioria das pessoas já sofreu bastante até encontrar um bom tratamento para acne, popularmente conhecida como espinha. Ela é causada, basicamente, pela obstrução dos poros da pele — o que pode gerar muito desconforto.
Na maioria das vezes, essa obstrução ocorre devido a dois fatores principais: questões hormonais e acúmulo de oleosidade nos poros. A boa notícia é que, por ser um problema comum, existem diversas opções de tratamento.
Neste artigo, vamos mostrar que a acne pode ser facilmente contornada. Para isso, apresentaremos cinco opções de tratamento, explicando como funcionam, quando são indicados e quais as vantagens. Confira:
1. Reeducação alimentar
Durante muito tempo, o chocolate e os alimentos ricos em gordura — como amendoins e castanhas — foram os principais vilões quando se falava em acne. Entretanto, esses alimentos não são os culpados.
Em algumas pessoas, o consumo exagerado de carboidratos, principalmente os simples (açúcar, farinha branca ou arroz branco), e derivados do leite pode acarretar o aumento de acne na pele, mesmo que de forma leve. Para evitar esse problema, é recomendada uma alimentação equilibrada, em que sejam priorizados alimentos integrais, ricos em sais minerais e menos processados.
A vantagem da reeducação alimentar é que ela não possui contraindicações e ainda pode melhorar a saúde em vários aspectos — e até ajudar a emagrecer, em alguns casos.
2. Redução do estresse
O estresse também é um dos fatores causadores de acne. Quando somos submetidos a situações traumáticas ou estressantes, o corpo tende a responder com o aparecimento das inflamações, que podem ser de intensidade leve a moderada.
Se você notar que as espinhas ou cravos surgiram com o estresse, procure opções para relaxar, priorize noites de sono bem dormidas e invista em atividades prazerosas no dia a dia. Em casos mais sérios, como ansiedade ou depressão, o ideal é procurar orientação médica.
3. Procedimentos com luz pulsada
Existem tratamentos externos, como a aplicação de luz pulsada no local lesionado pela acne. O uso desse procedimento diminui as manchas graças a um impulso elétrico que destrói as bactérias causadoras do problema.
Esse tratamento é indicado para pessoas que têm acne leve ou moderada. O ponto positivo é o fato de que essa técnica elimina de vez o foco do problema, que são as bactérias. Consulte seu médico para ver se você tem indicação para o método.
4. Uso de dermocosméticos
Outra opção de tratamento para as espinhas e cravos é o uso de dermocosméticos. Existem diversas opções no mercado que podem ser derivados de vitamina A, compostos ácidos e à base de oxigênio.
O uso desses cosméticos é indicado para quem tem acne moderada, já que a sua ação consiste em pequenas dosagens que se infiltram nos poros, eliminando o problema.
5. Uso de medicação
Por fim, quando falamos de acne grave, existem os tratamentos à base de antibióticos, que são indicados para desinflamar os folículos obstruídos. Esse tratamento deve ser orientado por um médico, respeitando as contraindicações.
Em casos ainda mais graves, é recomendada medicação específica para o combate à acne, devendo ser administrada com muito cuidado, pois existem ressalvas quanto ao uso — inclusive restrição absoluta à gravidez.
Viu, só? Existem diversos tratamento para acne. Caso deseje realizar algum desses procedimentos, não se esqueça de procurar a orientação de um dermatologista.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
[…] Se, além de oleosa, a pele descama, fica avermelhada ou com coceira, procure um dermatologista, você pode estar […]