Skip to content
anemia

A anemia é uma doença que pode desencadear inúmeros problemas para a saúde. Afinal, se trata de algo extremamente sério – assim como é super necessário ser levado a sério. Assim sendo, estar de olho nos sintomas é fundamental, pois pode evitar que essa doença perdure por um longo tempo e cause consequências piores.

Dessa maneira, o Blog da Unicpharma separou mais informações sobre a anemia, como os seus principais sintomas e causas. Acompanhe a seguir!

Anemia

Basicamente, a anemia é um doença que faz com que a quantidade de hemoglobina dentro das hemácias fique alterada. Dessa forma, provoca diversos sintomas, como fraqueza e palidez da pele e dos olhos. Além disso, consegue afetar a memória.

Vale destacar que a anemia pode acabar sendo causada por inúmeros fatores, como a má alimentação, uso de remédios e algumas outras situações em que há a diminuição da absorção de nutrientes.

Assim sendo, no caso de suspeita de anemia, é fundamental que se consulte com um clínico geral ou, inclusive, com um hematologista. A partir disso, pode-se confirmar o diagnóstico, iniciando um tratamento adequado para cada pessoa. Esse segundo depende da causa, mas, geralmente, inclui melhora dos hábitos alimentares, uso de suplementos e, em alguns casos mais graves, até mesmo transfusão de sangue.

Principais sintomas da anemia

Entre os principais sintomas da anemia estão:

  • Fraqueza;
  • Pele, lábios, olhos e gengivas pálidos;
  • Cansaço;
  • Tonturas;
  • Falta de apetite;
  • Perda de memória;
  • Dor de cabeça;
  • Durante esforços físicos há a falta de ar;
  • Feridas na boca.

Vale destacar que os sintomas variam conforme a causa da condição, assim como em relação ao grau da anemia, a idade do paciente e o seu estado de saúde.

As principais causas da anemia

Existem inúmeras causas para a anemia. Dessa maneira, vão desde uma alimentação pobre em vitaminas até mesmo hemorragias, assim como doenças autoimunes ou doenças crônicas. Logo, para descobrir qual a causa da sua anemia, é preciso ir a um médico, a fim de realizar o melhor diagnóstico e começar o tratamento.

Confira algumas das principais causas a seguir:

Carência de vitaminas

Sabe-se que as vitaminas são fundamentais para o funcionamento do organismo. Assim sendo, para a produção adequada de glóbulos vermelhos do sangue, o corpo precisa de alguns nutrientes essenciais. Caso você não consuma suficiente, acaba causando uma anemia carencial, assim como é chamada.

Dessa maneira, elas podem se divididas. Entre as mais conhecidas está a anemia ferropriva, que é a anemia causada pela falta de ferro no organismo. Ela é mais comum na infância, quando há uma alimentação com pouco ferro. Contudo, também pode surgir devido sangramentos, que podem ser imperceptíveis, ou até mesmo por uma varizes no intestino ou úlcera gástrica, por exemplo.

Enquanto isso, a anemia megaloblástica, que é causada por conta da falta de vitamina B12 e ácido fólico acontece por conta da má absorção da vitamina B12, principalmente no estômago, ou até mesmo pelo baixo consumo do ácido fólico na alimentação.  A B12, por exemplo, é consumida em carnes ou derivados animais, como leite, queijo e ovos. Por outro lado, o ácido fólico pode ser achado em legumes verde, grãos, feijão ou até mesmo carnes.

A ausência desses nutrientes consegue ser detectada por meio de exames de sangue, que devem ser solicitados por um médico. Geralmente, esse tipo de anemia pode ir se agravando aos poucos. Ou seja, como o corpo tem a capacidade de ir se adaptando às perdas por um tempo, os sintomas costumam demorar a aparecer.

Hemorragias

Basicamente, as hemorragias são graves, pois a perda de sangue consegue representar a perda de glóbulos vermelhos. Ou seja, ocorre, consequentemente, a diminuição da quantidade de oxigênio e nutrientes que são transportados até os órgãos do corpo.

Entre as causas mais comuns para a hemorragia, estão lesões no corpo, traumatismos causados por acidentes ou até mesmo menstruação muito volumosa. Algumas doenças, como câncer, varizes, úlceras e doenças do fígado, por exemplo, também podem causar a anemia por hemorragias.

Vale destacar que, em alguns casos, essas hemorragias acabam sendo internas. Dessa forma, não são visíveis. Ou seja, é necessário que se façam alguns exames, a fim de identificar.

Defeitos na medula óssea

A medula óssea é o local do organismo que produz as células sanguíneas. Dessa maneira, caso ela seja afetada por alguma doença, pode acabar comprometendo a formação de glóbulos vermelhos, provocando a anemia, que, nesse caso, é chamada de anemia aplástica ou medular.

Ela pode ter várias causas, como defeitos genéticos, intoxicação por agentes químicos, como solventes, anticonvulsivantes, agrotóxicos e bismuto, assim como exposição a radiação ionizante, infecções por HIV, vírus Epstein-Barr ou até mesmo por doenças, como a hemoglobinúria paroxística notura. No entanto, existem alguns casos raros, o que faz com que a causa não consiga ser identificada.

Doenças genéticas e/ou hereditárias

Algumas doenças hereditárias são passadas por meio do DNA. Dessa maneira, elas podem acabar provocando algumas alterações na produção da hemoglobina, tanto em relação à sua quantidade, assim como na sua qualidade. Assim sendo, é muito comum que essas alterações acabem destruindo as hemácias.

Vale destacar que nem sempre os portadores dessas doenças genéticas fazem com que o portador apresente uma anemia mais preocupante. No entanto, em alguns casos, pode ser uma coisa mais grave, comprometendo de maneira significativa a saúde.

As principais anemias de origem genéticas são aquelas que conseguem afetar a estrutura da hemoglobina. Elas também são chamadas de hemogloninopatias. Entre as mais conhecidas estão a anemia falciforme e talassemia. Existem diversos outros defeitos em relação à hemoglobina, que podem resultar na anemia. Assim sendo, para identificar se você possui, é necessário realizar alguns testes genéticos indicados por um hematologista.

Outras causas

Algumas outras causas podem ser as responsáveis pela anemia. Ou seja, ela pode acabar sendo causada por infecções, assim como as infecções virais e bacteriana. Uma outra opção de causa é o uso de determinados medicamentos, como antibióticos, anticoagulantes e anti-inflamatórios. A ação de substâncias, como álcool em excesso ou benzemos, por exemplo, também podem causar.

A gravidez pode ser uma outra causa para a anemia. Afinal, por conta do ganho de peso e do aumento dos líquidos presentes na circulação, o sangue acaba sendo diluindo, o que pode provocar a doença.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *