Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
Se você tem a cabeça no jogo de cuidados com a pele, provavelmente já ouviu falar de soros de vitamina C.
A vitamina C é apresentada como um dos melhores ingredientes do mercado para suporte pró-envelhecimento — e a chave para manter uma pele suave, uniforme e brilhante.
Embora você provavelmente esteja recebendo vitamina C em sua dieta, não há como garantir que ela vá direto para a sua pele. Usar soros e outros produtos tópicos é a maneira mais direta de colher esses benefícios.
Continue lendo para saber por que você deve adicionar soro de vitamina C à sua rotina, como apresentar um novo produto e muito mais.
“Seja um regime de cuidados com a pele comprovado e verdadeiro, com que frequência você lava o cabelo ou os cosméticos sobre os quais você está curioso, a beleza é pessoal”, informou a nutricionista Camila Rodrigues
“É por isso que contamos com um grupo diversificado de escritores, educadores e outros especialistas para compartilhar suas dicas sobre tudo, desde a forma como a aplicação do produto varia até a melhor máscara de folha para suas necessidades individuais”, completou.
Benefícios
Há muitos benefícios em usar vitamina C na sua pele. Por exemplo, vitamina C:
- é seguro para a maioria dos tipos de pele
- fornece hidratação
- pode iluminar sua pele
- pode reduzir a vermelhidão
- pode reduzir a hiperpigmentação
- pode reduzir a aparência de círculos sob os olhos
- promove a produção de colágeno
- pode ajudar a evitar flacidez
- pode proteger contra danos causados pelo sol
- pode acalmar queimaduras solares
- pode ajudar na cicatrização de feridas
1. É seguro para a maioria dos tipos de pele
A vitamina C tem um excelente perfil de segurança. A maioria das pessoas pode usar vitamina C tópica por um longo período de tempo sem experimentar nenhuma reação adversa.
Uma revisão de 2017 da Pubmed observa que a vitamina C pode causar irritação menor na pele em concentrações acima de 20%. Por causa disso, sua concentração geralmente varia entre 10% e 20% em produtos de cuidados com a pele.
2. É hidratante
De acordo com uma revisão de pesquisa de 2017, a maioria das peles e órgãos saudáveis contém altas concentrações de vitamina C, sugerindo que a vitamina C se acumula no corpo a partir da circulação.
Os autores da revisão observaram que a vitamina C tópica penetra melhor na pele na forma de ácido ascórbico.
O fosfato de ascorbilo de magnésio, outro derivado da vitamina C usado no cuidado da pele, demonstrou ter um efeito hidratante na pele, de acordo com uma revisão de 2022. Diminui a perda de água transepidérmica (TEWL), permitindo que sua pele retenha melhor a umidade.
De acordo com um estudo de 2019, um soro antioxidante antipoluição contendo extrato de antrctica de Deschampsia, ácido ferúlico e vitamina C reduziu o TEWL em 19%, melhorando a função de barreira cutânea.
3. É um brilho
A vitamina C pode ajudar a desbotar a pigmentação (mais sobre isso abaixo!) e suavizar a superfície da pele para reduzir a emoidade. Isso dá à pele um brilho jovem.
Uma revisão de 2017 observa que o uso de vitamina C demonstrou impedir a produção de melanina. A melanina é o pigmento responsável pela cor da pele.
Ao inibir a produção de melanina, a vitamina C pode ajudar a desvanecer manchas escuras e hiperpigmentação. Também pode ajudar a iluminar a aparência da sua pele.
4. Ajuda a reduzir a vermelhidão e a nivelar o tom da pele
A vitamina C também demonstrou atuar como um agente anti-inflamatório através de sua capacidade antioxidante, de acordo com uma revisão de 2015. Isso significa que acalma sua pele e pode reduzir o inchaço.
A ação anti-inflamatória da vitamina C pode ajudar:
- neutralizar os radicais livres que causam danos antioxidantes
- otimizar o sistema imunológico para desencorajar uma resposta imune inflamatória
As propriedades anti-inflamatórias da vitamina C também podem ajudar a reduzir a vermelhidão, o que, por sua vez, pode criar uma pele mais uniforme.
A redução combinada de manchas escuras, vermelhidão e irritação proporciona um tom de pele claro e suave.
5. Ajuda a desvanecer a hiperpigmentação
Como impede a produção de melanina, a vitamina C pode realmente desaparecer a hiperpigmentação.
A hiperpigmentação — incluindo manchas solares, manchas de idade e melasma — ocorre quando a melanina é superproduzida em certas áreas da pele. Também pode acontecer em áreas onde a acne se curou.
A vitamina C inibe a síntese de melanina, regulando a atividade de uma enzima conhecida como tirosinase. É amplamente utilizado na dermatologia para reduzir a pigmentação de manchas hiperpigmentadas na pele.
Também tem sido usado para tratar a hiperpigmentação gengival de melanina (hiperpigmentação gengival), embora os estudos sejam limitados.
Lidando com acne? Além dos soros de vitamina C, existem outras opções para tratar a hiperpigmentação da acne.
6. Reduz a aparência de círculos sob os olhos
Os soros de vitamina C podem ajudar a suavizar as linhas finas, entramando e hidratando a área sob os olhos.
Embora a vitamina C seja mais eficaz na redução da vermelhidão geral, algumas pessoas dizem que pode ajudar a aliviar a descoloração associada às olheiras.
De acordo com um pequeno estudo de 2019, três tratamentos para olheiras, a mesoterapia com vitamina C resultou em uma melhora significativa na pigmentação das olheiras. No entanto, alguns participantes também relataram um sentimento de queimação.
Algumas outras maneiras de ajudar a se livrar das bolsas sob os olhos incluem o uso de uma compressa fria e a adição de retinol à sua rotina de cuidados com a pele.
A pele sob os olhos é fina e sensível, por isso é melhor ficar com produtos projetados especificamente para a área sob os olhos.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments