Skip to content
Citrulina: como ela funciona e a definição

Citrulina se define como um aminoácido, não codificado pelo ADN, produzido nas proteínas que o contém a partir da arginina, por um processo enzimático. Assim, confira agora no Blog da Unic.

Como funciona a Citrulina?

Em suma, a citrulina produz vários efeitos importantes no corpo. Assim, uma das principais maneiras de e funcionar consiste em aumentar a vasodilatação. Dessa maneira, a vasodilatação se refere ao alargamento das artérias ou veias. Está associado à redução da pressão arterial e aumento do fluxo sanguíneo.

Depois que a citrulina é consumida, parte é convertida em outro aminoácido chamado arginina. A arginina convertida em uma molécula chamada óxido nítrico, que causa vasodilatação dos vasos sanguíneos relaxando as células do músculo liso que os contraem.

Curiosamente, o consumo pode aumentar a arginina no corpo mais do que o consumo da própria arginina. Isso ocorre por causa das diferenças na forma como o corpo processa e absorve arginina e citrulina.

O aumento do óxido nítrico e do fluxo sanguíneo pode ser um dos processos envolvidos nos efeitos benéficos da citrulina no desempenho físico.

Embora, não seja um aminoácido usado diretamente para construir proteínas, demonstrou aumentar a síntese de proteínas, estimulando uma importante via de sinalização envolvida na construção muscular. A citrulina também pode reduzir a absorção de certos aminoácidos pelo fígado e prevenir sua degradação.

Por meio desses efeitos duplos na síntese de proteínas e na degradação de aminoácidos, pode contribuir para manter ou aumentar a massa muscular.

A citrulina pode aumentar o fluxo sanguíneo, aumentando a produção de óxido nítrico. Também pode produzir efeitos positivos no músculo, estimulando a síntese de proteínas e diminuindo a degradação de aminoácidos. Além disso, encontra-se em diversos alimentos, principalmente na melancia.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *