Como saber qual o seu tipo de pele - Blog Unicpharma
Pele

A pele é o que mais sofre com o dia a dia. Assim, saber como cuidá-la é mais que essencial. Para saber o tipo deve-se levar em consideração a sensibilidade, idade, oleosidade, entre outros. Além isso, acaba sendo influenciado por fatores genéticos e estilo de vida.

Dessa forma, existem alguns cuidados importantes para que a pele fique saudável. Precisa deixá-la hidratada, nutrida e com uma aparência mais jovem. Logo, para saber como cuidar, é preciso conhecer o tipo da mesma, a fim de saber quais os cuidados diários.

Como saber o tipo?

Existem diversas formas de avaliar qual o tipo de pele. Sendo assim, é importante que a pessoa não esteja maquiada ou produto cosmético, pois podem interferir no resultado. Confira algumas formas de como descobrir o tipo:

Exame visual: essa maneira acontece através da avaliação visual da textura e uniformidade da pele, tendo o objetivo de encontrar alterações cutâneas, com poros dilatados, espinhas, manchas, rugas.

Exame tátil: essa forma avalia através do toque, assim percebendo textura, elasticidade e firmeza. Além disso, analisa a questão de ter ou não oleosidade.

Entrevista: essa maneira é feita por um profissional, onde a pessoa informa todos os hábitos de higiene e como a pele reage ao frio, calor, sol e vento. Além disso, a pessoa precisa indicar os cosméticos que a pessoa usa, seu estilo de vida e a atividade profissional.

Avaliação instrumental: essa forma também é realizada por um profissional de saúde. Portanto, consiste no uso de aparelho, onde é avaliado termos, como a perda de água, velocidade e resistência.

Tipos de peles

Pele normal: esse tipo não apresenta aspecto oleoso ou seco. Além disso, não tem brilho moderado, sendo luminosa, rosada e tende a ser suave. Dessa forma, aparenta firme ao tato, com os poros imperceptíveis a olho nu. Não tem espinhas.

Pele seca: esse tipo de pele tem a sensação de que a pele repuxa após o contato com a água. Além disso, pode descamar com mais facilidade e não ter brilho.

Pele oleosa: enquanto isso, esse tipo é caracterizado pela produção de oleosidade, tendo uma maior quantidade de sebo. Pode ter os poros mais dilatados, com a formação de acne mais frequente.

Pele mista: essa apresenta oleosidade em apenas algumas partes do rosto, como na testa, nariz e queixo. Enquanto isso, tem áreas mais secas, como nas bochechas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *