Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
O excesso de oleosidade não aparece apenas na pele. O cabelo também sofre com esse problema. Assim, estar com os fios sem brilho, além de aparentar estar pesado, é um pesadelo para quem quer estar com os cabelos saudáveis e bonitos. A grande dúvida é: como deixar o cabelo menos oleoso? Confira dicas!
Por que o cabelo fica oleoso?
A oleosidade sem excesso ajuda a proteger o couro cabelo das agressões diárias. Além disso, o óleo desliza pelo cabelo, formando uma película protetora. A mesma colabora com a hidratação dos fios e nutrientes nos fios. Contudo, em exceção, esse benefícios não acontecer.
São diversos os fatores que podem deixar o cabelo oleoso. Assim, pode acontecer por conta, inclusive, de hábitos básicos do dia a dia. Sendo assim, os principais motivos são os muitos toques no cabelo, lavar em excesso, além do uso de condicionador na raiz dos fios ou uma escova de cabelo suja. Ainda, pode ter causa genética ou através de produtos acumulados no couro cabelo.
Vale lembrar que o excesso da oleosidade pode causar muito incômodo à saúde dos fios e couro cabelo. Podem surgir caspas, seborreia e coceira, além da sensação de estar sempre sujo.
Dicas para diminuir a oleosidade dos fios
Lavar os cabelos em dias alternados
Pessoas com cabelos oleosos têm a tendência de lavar mais os fios. Contudo, a ação pode acabar tendo um efeito rebote. Isso porque, quanto mais acontece a higienização, a tendência é do couro cabeludo produzir oleosidade. Por isso, a solução acaba sendo a redução de intervalo entre as lavagens. Outra dica é intercalar o uso de um shampoo antirresíduos, retirando toda a sujeira dos fios – os deixando limpos por mais tempo.
Utilizar shampoo específico
Usar os produtos ideais para cada tipo de cabelo é fundamental. Isso porque cada pessoa necessita um cuidado diferentes. Sendo assim, os shampoos para cabelos devem ser usados. Os mesmos possuem componentes mais leves e são transparentes. Dessa forma, proporcionam uma higienização mais suave. Além disso, ao lavar as madeixas, faça uma massagem leve, com movimentos circulares. Aplicar muita força com os dedos pode estimular a produção de óleo.
Não lavar com água muito quente
A água quente é uma das grandes responsáveis pelo ressecamento dos fios. Assim, o corpo entende que precisa produzir mais óleo para compensar a perda. Outro efeito rebote. Dessa forma, quem toma banhos quentes tende a ter cabelos oleosos com mais facilidade. O recomendado é sempre lavar com água morna e fria. Caso não seja possível, o ideal é diminuir a temperatura no final do cabelo para selar as cutículas.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments