Skip to content
medicamentos manipulados

Cada vez mais médicos e nutricionistas têm indicado o uso de medicamentos manipulados para os pacientes. Além de muitas vezes serem mais econômicos, permitem que os profissionais possam elaborar e prescrever fórmulas combinando vários compostos, sendo assim mais completas e individualizadas.

Entretanto, além das prescrições, algumas farmácias já oferecem o produto manipulado à pronta entrega. E é aí que as pessoas começam a se questionar se qualquer pessoa pode fazer uso desses produtos. É certo isso? Leia o post para esclarecer algumas questões sobre esse assunto!

Entenda o que são os medicamentos manipulados

Enquanto os medicamentos encontrados de forma tão comum nas farmácias trazem uma fórmula única, os manipulados podem ser adaptáveis às necessidades de cada paciente. Assim, embora sejam produzidos com os mesmos compostos usados nos alopáticos, os profissionais conseguem fazer adaptações para alcançar maior eficiência nos resultados dos tratamentos.

Esses medicamentos podem ser usados com finalidades estéticas, suplementos alimentares e até mesmo para tratar doenças. Vale lembrar que é muito importante não confundir esse tipo de medicamento com a homeopatia. Embora a segunda proposta também trabalhe com fórmulas manipuladas, nem todo medicamento manipulado é homeopático!

Saiba quem pode fazer uso desse tipo de produto

Assim como no caso das versões mais tradicionais, qualquer um pode fazer uso dos medicamentos manipulados, desde que sejam prescritos pelo profissional adequado. Ainda mais se forem indicações para o caso de enfermidades.

Já os suplementos alimentares, como as vitaminas, podem ser comprados sem receita médica e geralmente podem ser consumidos por todas as pessoas que não tragam contraindicações. Da mesma forma acontece com alguns termogênicos e emagrecedores, principalmente aqueles à base de ativos naturais, embora seja sempre importante consultar um especialista antes desse consumo.

Descubra as vantagens de usar produtos manipulados

Existem muitas vantagens em optar por medicamentos manipulados. A primeira delas é ter acesso a uma fórmula totalmente personalizada. Assim, quem possui dificuldade de ingerir comprimidos, por exemplo, terá a oportunidade de condensar diversos ativos em uma única cápsula.

Outra vantagem está na quantidade. Afinal, quantas vezes somos obrigados a comprar uma caixa com mais comprimidos do que precisamos, não é mesmo? Com os manipulados, isso não acontece, já que a farmácia preparará exatamente a quantidade de pílulas necessárias para a ocasião.

Além dessas, podemos citar ainda o preço, pois você não vai precisar pagar pelo “nome” do medicamento. Poderá ainda conta com a maior variedade de possibilidades de formulações, principalmente quando o assunto são os inibidores de apetite, hormônios e propostas ligadas à estética de maneira geral.

Os medicamentos manipulados são tão seguros quanto qualquer outro e por isso podem ser muito bem aproveitados por qualquer pessoa que tenha indicação de uso. No entanto, é fundamental que você faça suas receitas em uma farmácia séria e que trabalhe com boas matérias-primas.

Afinal, como todo o trabalho é feito em laboratórios menores, é mais difícil que as autoridades realizem um controle de qualidade dos medicamentos manipulados. Certifique-se de que a empresa é credenciada e reúne boas referências. Assim, você vai desfrutar de um tratamento exclusivo e mais bem direcionado para as suas necessidades.

E você? Já fez uso de medicamentos manipulados? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a tirarem suas dúvidas sobre eles!

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *