Pressão baixa: o que pode ser? - Blog Unicpharma
IStock 935718552

Pressão baixa: o que pode ser?

Você sabia que a pressão baixa pode ser sinal de alguma doença séria? Em certos casos, ela pode indicar complicações médicas graves, como hemorragias e problemas cardíacos. Por isso, merece sua atenção. 

Para você entender melhor como funciona a pressão arterial, veja nosso infográfico abaixo: 

Fonte: Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia 

É importante ficar atento aos problemas médicos que podem estar relacionados à queda da pressão. Veja abaixo alguns deles:

1. Desidratação

Quando o corpo elimina uma quantidade maior de água em comparação ao que foi ingerido, o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos tende a diminuir. Logo, a pressão arterial também, provocando a desidratação. Em quadros como esse, sintomas de fraqueza, cansaço e desmaios são bem comuns.

2. Anemia

Quadros de anemia são comuns em pacientes que apresentam deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico. Esses elementos são componentes importantes na formação das células vermelhas presentes no sangue. A falta deles nos vasos sanguíneos provoca a diminuição da pressão arterial, levando à sinais de palidez e tontura.

3. Hemorragia interna e externa

A perda excessiva de sangue também pode ser a causa da pressão baixa. É importante cuidado redobrado com as hemorragias internas, pois elas são bem difíceis de notar. Sinais como fraqueza, tonturas, dificuldade para respirar e dor de cabeça podem caracterizar um sangramento interno. 

Em ambos os casos, é essencial a ida ao hospital para os primeiros-socorros.

4. Problemas cardíacos

Pressão arterial baixa também pode indicar alguns problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca e arritmias. Já que há diminuição no fluxo de sangue pelo coração. 

Entre outros sinais que podem ser notados estão o desconforto no peito, suores frios, cansaço excessivo e sensação de falta de ar.

5. Infecção grave 

Infecções, como a sepse, também pode ser a causa da pressão baixa. Bactérias características da doença se espalham pelo corpo e liberam toxinas que afetam negativamente os vasos sanguíneos. 

Em quadros de pressão baixa, é muito importante um diagnóstico médico. Doenças graves podem estar por trás desse sintoma. Por isso, fique atento e cuide-se. 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *