Skip to content

Caxumba é mais grave em adultos?

O Ministério da Saúde estima que, na ausência de imunização, 85% dos adultos podem ter a doença

A caxumba é uma infecção aguda e contagiosa causada por vírus. O problema pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo, mas é mais comum afetar as glândulas parótidas (onde é produzida a saliva) ou as submandibulares e sublinguais (que ficam próximas ao ouvido).

O Ministério da Saúde estima que, na ausência de imunização, 85% dos adultos podem ter a doença, sendo que 1/3 dos infectados não apresentam sintomas. E, sim, a caxumba costuma ser mais severa em adultos e ocorre com maior frequência no inverno e na primavera. Por isso, vale o alerta: a vacina tríplice viral é a única maneira de prevenir a caxumba.

Como a caxumba é transmitida

A caxumba é causada por vírus e a transmissão ocorre por vias aéreas, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Existe, ainda, a forma de transmissão indireta. Ela é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objetos e/ou utensílios contaminados com secreção do nariz e/ou boca de uma pessoa com a doença.

O período de incubação (até o aparecimento dos sintomas) é de 12 a 25 dias, sendo, em média, 16 a 18 dias. Já o período de transmissão da caxumba varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas e até 9 dias após o surgimento dos sintomas.

De acordo com os especialistas do Ministério da Saúde, uma vez infectada e curada da caxumba, a pessoa tem imunidade permanente contra o vírus. Essa proteção que dura a vida inteira também é garantida pela vacinação.

Quais são os sintomas de caxumba?

O principal e mais comum sintoma da caxumba é o aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre. Mas vale dizer que cerca de 30% das infecções podem não apresentar aumento aparente dessas glândulas.

A infecção tem maior gravidade depois da adolescência e a meningite, em geral, é uma complicação da doença. Além disso, é comum que a infecção em homens adultos provoque inflamação nos testículos e, nas mulheres adultas, infecção do tecido mamário ou de ovário. Se não forem tratadas de forma adequada, essas complicações podem levar à infertilidade e impotência.

Ainda que muitos casos sejam assintomáticos, vale conhecer os principais sinais de caxumba, de acordo com o Ministério da Saúde: inchaço e dor nas glândulas salivares (pode ser em um ou ambos os lados do rosto), febre, dor de cabeça, fadiga, fraqueza, perda de apetite, dor ao mastigar e engolir.

Como é feito o tratamento da caxumba

Por ser uma infecção viral, a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo, que combate e elimina o vírus por conta própria.

De acordo com os especialistas do Ministério da Saúde, a indicação é apenas de repouso, medicamentos para dor e temperatura e observação cuidadosa para a possibilidade de aparecimento de complicações.

É claro que, dependendo dos sintomas relatados pela pessoa, pode haver uma intervenção médica específica para tratá-los. Mas a maioria dos casos de caxumba tem recuperação progressiva em até duas semanas.

Durante o tratamento, o médico deve ser sempre consultado em caso de dúvidas ou surgimento de outros sintomas.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *