Skip to content
proteínas antes ou depois do treino

Você sabe se o correto é tomar as proteínas antes ou depois do treino? Essa é uma questão que gera dúvidas em muitas pessoas que gostam de musculação. Afinal, os esportistas e praticantes costumam se preocupar com a alimentação mais recomendada a fim de obter os melhores resultados a partir dos exercícios.

Como é sabido, determinados nutrientes podem ter efeitos diferentes no corpo, se ingeridos antes ou após as sessões de treino. Isso ocorre, uma vez que o organismo tem necessidades diferentes nesses períodos e pode metabolizar de maneira distinta cada elemento.

Para saber se o melhor é tomar proteínas antes ou depois do treino, siga a leitura do artigo até o fim!

O que as proteínas fazem antes do treino?

O foco principal de uma alimentação pré-treino deve ser na ingestão de energia. Afinal, ela é necessária para que possamos ter disposição para conseguir realizar a prática de exercícios do nosso programa de treinos.

Por isso, o mais recomendado é ingerir carboidratos, e não proteínas ou gorduras. Afinal, os carboidratos são digeridos mais rapidamente e, por isso se transformam em fontes de energia mais rapidamente. No entanto, a proteína não deve ser excluída totalmente do pré-treino, já que proporciona efeitos positivos, especialmente ao aumentar a força, o que é necessário para quem quer praticar exercícios de aumento de massa muscular.

E qual é o efeito delas após o treino?

No pós-treino, as proteínas são usadas como combustível para o crescimento muscular. Isso porque, durante os exercícios físicos, o corpo quebra proteínas e queima o estoque de carboidratos, o que diminui o glicogênio. No entanto, a síntese proteica é essencial para que o corpo possa construir as fibras que aumentarão os músculos. Por isso, é mais comum tomar proteínas depois do treino para ganho de massa muscular.

Devemos tomar proteínas antes ou depois do treino?

Será que o ideal é tomar proteínas antes ou depois do treino? Vai depender, claro, do seu objetivo com a malhação, uma vez que o efeito delas é bem diferente em cada momento do dia. Por isso, é importante definir o que se deseja alcançar.

Por exemplo, para queimar gordura e calorias, o melhor é tomar proteína antes de treinar. Isso porque a ingestão de proteínas causa efeito metabólico durante os exercícios e aumenta a oxidação de gordura durante o treino.

Ao mesmo tempo, para quem busca ganhar massa muscular, é necessário ingerir proteínas após os treinos, a fim de garantir um bom equilíbrio proteico no corpo e fornecer os ingredientes necessários para o crescimento dos músculos.

Além disso, quem deseja ter um desempenho mais prolongado, especialmente para sessões de treino maiores, deve ingerir a proteína antes de começar a treinar. Seu funcionamento interno permite que a síntese proteica dure mais tempo.

As proteínas, como foi possível visualizar, têm importância fundamental em nosso organismo. No entanto, a maneira como o corpo lida com o nutriente muda dependendo da necessidade e, por isso, alcançamos diferentes efeitos ao ingeri-la antes ou depois dos treinos. Para nunca errar na escolha, é importante saber como ela funciona, definir uma meta e decidir quando comê-la com base nesses elementos.

Gostou de saber mais sobre as proteínas? Então continue aprendendo sobre esse nutriente e veja porque o seu corpo vai a falência sem a presença delas no organismo!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *