Skip to content

Tire suas dúvidas sobre como prevenir e solucionar manchas nas axilas

Dermatologista Natalia Cymrot responde as dúvidas dos usuários sobre o tema

As axilas podem ser uma região não muito exposta, mas que faz parte da preocupação de diversas pessoas, principalmente quando manchas escuras aparecem na pele desse local. As manchas podem ser causadas por atrito ou até mesmo por questões hormonais, no caso de grávidas e diabéticos, por exemplo.

Para esclarecer as dúvidas sobre o tema, a dermatologista Natalia Cymrot, especialista pelo Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo respondeu perguntas dos nossos leitores. Veja a segui os melhores momentos do chat.

Sonia: Por que as axilas ficam manchadas?

Dra. Natalia Cymrot: São diversas as causas: pode ser uma pigmentação pós alergia, pode ser uma micose, pode ser um espessamento da pele em diabéticos ou obesos, infecções bacterianas, pigmentação pós-trauma por atrito, entre outras causas.

Luciane: Usar aparelho de barbear escurece as axilas?

Dra. Natalia Cymrot: Não, o aparelho de barbear não escurece. Muitas pessoas tem alergia ao níquel que compõe a lâmina do aparelho de barbear. Quando ela desenvolve uma reação alérgica, pode ter hiperpigmentação depois que a reação sarar. Se houver muito atrito e machucar a pele, algumas pessoas podem ter uma pigmentação pelo excesso de atrito. Nesse caso, isso acontece com pessoas de pele mais morena.

Fabiana: O que fazer quando se tem as axilas marcadas pela foliculite, e apesar de estar fazendo depilação a laser, as manchas não saem?

Dra. Natalia Cymrot: A depilação a laser não vai clarear as manchas que já existiam. Ela deve ser continuada até os pelos terminarem, mas depois é preciso um tratamento que clareie as manchas.

Fabiana: Que tipo de laser é usado no clareamento de axilas e virilhas?

Dra. Natalia Cymrot: Pode ser usada a luz pulsada de alta energia, o laser de CO2 fracionado e outros lasers cujo alvo é o pigmento da pele, ou seja, a melanina. Existem diversos aparelhos no mercado adequados.

Marta: Soube que manchas nas axilas só saem com ácido e que os métodos caseiros tendem ainda agravar mais a situação. Isto é um fato?

Dra. Natalia Cymrot: Não se deve usar nenhum método caseiro e cada mancha de cada paciente pode ser tratada com uma técnica específica. O tratamento depende do tipo de mancha e do tipo de pele do paciente.

Karla: Limão ajuda a clarear?

Dra. Natalia Cymrot: Deve-se tomar muito cuidado com manipulação de limão, pois quando a pele entra em contato com o limão e com a luz solar, ocorre uma reação que provoca pigmentação da pele, ou seja, causará ou piorará a mancha.

Greice: É verdade que água oxigenada clareia as axilas?

Dra. Natalia Cymrot: Não é verdade! O ideal é não usar a água oxigenada para essa finalidade.

Fernanda: A exposição solar piora essas manchas ou não?

Dra. Natalia Cymrot: Sim, a exposição solar pode escurecer manchas escuras em geral, não só das axilas. Mas as axilas são áreas que geralmente não são expostas ao sol.

Fabiane: Depilação a cera pode escurecer as axilas?

Dra. Natalia Cymrot: Na medida em que pode irritar a pele da axila, e eventualmente até queimar, ela pode escurecer a pele em pessoas predisponentes, que geralmente são as de pele ais escura. Não é uma ocorrência específica da depilação com cera, e sim de qualquer trauma na pele dessa região, que pode responder com escurecimento posteriormente.

Alexsandra: Por que as axilas escurecem durante a gravidez e como fazer para que elas voltem ao normal e fiquem claras novamente?

Dra. Natalia Cymrot: Não só as axilas, como a virilha, os mamilos, uma linha vertical no abdômen, todas essas áreas, sob efeito dos hormônios da gestação, sofrem um escurecimento. Existe um estímulo à pigmentação da pele, de origem hormonal, neste período que desaparece após o parto espontaneamente. Normalmente não há necessidade de tratamento.

Fernanda: Existem doenças que podem causar manchas nas axilas? Quais são?

Dra. Natalia Cymrot: Pessoas com diabetes e obesidade pode apresentar as axilas mais escuras, devido a ação da insulina. Na gestação, os hormônios relacionados ao aumento da pigmentação da pele estão em níveis maiores do que o normal, favorecendo escurecimento de algumas áreas, incluindo as axilas. Além disso, dermatite de contato irritativa ou alérgica, algumas micoses e infecções bacteriana, a própria dermatite seborreica e psoríase são algumas das doenças que causam o escurecimento das axilas.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *