Vitaminas podem perder efeito se armazenadas na cozinha ou banheiro (veja também sobre manipulação em Santo Andre) - Blog Unicpharma
Suplementacao Vitaminica

Vitaminas podem perder efeito se armazenadas na cozinha ou banheiro

Com a umidade, Vitamina C e B (tanto industrializado quanto o de manipulação) podem evaporar no período de uma semana

Os efeitos da umidade na cozinha não são nenhuma novidade. O sal e o açúcar tendem a formar flocos, porém eles não perdem suas propriedades, diferente do que pode acontecer com as vitaminas (na forma concentrada) e os suplementos (saiba mais sobre manipulação em Santo André aqui) alimentares que, por conterem substâncias cristalinas, como a vitamina C e algumas formas de vitamina B, estão propensas a um processo de degradação.

Esta foi a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Purdue, em Indiana, nos EUA, publicada pela revista especializada Journal of Agricultural and Food Chemistry.

As embalagens, mesmo que tenham tampas, não conseguem evitar a penetração dos altos níveis de umidade presentes na cozinha e no banheiro, o que faz com que, mais ou menos dentro de uma semana, haja evaporação de nutrientes essenciais, base dos suplementos, causando instabilidade química.

O recomendado é mantê-los em lugares limpos e bem secos, como armários ou estantes, localizados em quartos ou salas.

Sempre manuseie o medicamento com as mãos limpas e secas.

Não misture diferentes medicamentos numa mesma embalagem. Mantenha sempre os medicamentos em sua embalagem original, fechada, e não remova o rótulo, pois ele contém informações importantes.

Em caso de alteração de cor, odor, consistência ou sabor (principalmente os de manipulação), procure seu farmacêutico para esclarecimentos.

Além das vitaminas e dos suplementos alimentares, outros produtos em pó, como comprimidos ou cápsulas também merecem atenção, por perderem com muita facilidade suas propriedades químicas, mesmo que com baixos níveis de umidade.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *