Skip to content

Tire suas dúvidas sobre suor e transpiração

Confira os melhores momentos do chat com o dermatologista Luiz Guilherme Martins Castro

O tecido da roupa influencia na quantidade de suor? O desodorante com perfume ajuda a afastar o cheiro ruim? É comum transpirar nos pés e nas mãos? Dúvidas sobre transpiração, principalmente se ela for excessiva, são muito comuns. Pensando nisso, o dermatologista Luiz Guilherme Martins Castro tirou algumas dúvidas dos internautas sobre o tema. Mas se você perdeu esse bate-papo, não se preocupe! Separamos os melhores momentos e você pode lê-los abaixo. Confira:

Marcia: Como sei que tenho problema de sudorese?

Dr. Luiz Guilherme: De acordo com o desconforto que o suor causar para você. Existem pessoas que suam muito mais não se incomodam com isso e pessoas que suam pouco mas se incomodam bastante.

Karina: Qual a diferença entre antitranspirante, desodorante e antiperspirante?

Dr. Luiz Guilherme: Antiperspirante é sinônimo de antitranspirante: ambossão produtos que diminuem a quantidade de suor. Já os desodorantes combatem o odor sem interferir na quantidade de suor.

Jaqueline: O hidróxido de alumínio, presente em alguns desodorantes, não faz mal a saúde?

Dr. Luiz Guilherme: Não há comprovação científica que o uso de hidróxido de alumínio nas axilas cause problemas à saúde.

Francineide: Qual o melhor desodorante para usar, com cheiro ou sem cheiro?

Dr. Luiz Guilherme: A única diferença entre eles é que a fragrância do desodorante com cheiro ajuda a disfarçar o odor das axilas.

Cléia: A alimentação influencia no odor do suor?

Dr. Luiz Guilherme: Alguns alimentos, principalmente o alho, têm um odor muito característico e são eliminados pelo suor, independente da quantidade de suor.

Eliane: É normal transpirar pelas axilas, mesmo com menor intensidade, nos dias frios?

Dr. Luiz Guilherme: Sim, principalmente se você estiver muito agasalhado. O nosso corpo transpira todos os dias, mas a intensidade varia conforme a temperatura do ambiente.

Mayra: Qual tipo de desodorante é o mais indicado para quem tem suor abundante?

Dr. Luiz Guilherme: Os desodorantes stick, em bastão, conseguem ter maior concentração dos princípios ativos que evitam o suor.

Janaina: é verdade que as pessoas de pele negra suam mais?

Dr. Luiz Guilherme: Não, o que muda são as características do suor entre as raças. Os negros costumam ter maior tendência a um odor mais forte.

Silvana: A cirurgia de hiperidrose é realmente eficaz?

Dr. Luiz Guilherme: É muito eficaz, mas também é muito complexa. A cirurgia só é indicada para pessoas que não obtiveram resultados satisfatórios com outros métodos, como a toxina botulínica.

Marina Trancho: Após as cirurgias para amenizar o suor, a transpiração excessiva do lugar operado passa a acontecer em outro que antes não tinha o problema?

Dr. Luiz Guilherme: Isso se chama sudorese compensatória e pode sim ocorrer. O corpo passa a eliminar o suor por outras regiões.

Simone Gabriel: Meninas de sete anos podem apresentar odor nas axilas?

Dr. Luiz Guilherme: O odor das axilas, em geral, aparece com a puberdade, o início dessa época da vida varia de pessoa para pessoa. Hoje em dia temos observado que as meninas entram na puberdade mais cedo. Apesar de não ser habitual, odor nas axilas aos sete anos não chega a ser uma situação excepcional.

Carlos: Como tratar suor excessivo nas mãos?

Dr. Luiz Guilherme: O suor excessivo nas mãos é relativamente comum. Algumas opções de tratamento são o uso de antitranspirantes, os mesmos das axilas, e a aplicação de botox.

Eduardo: Raspar os pelos das axilas ameniza o mau cheiro?

Dr. Luiz Guilherme: Não. O que é importante para evitar o mau cheiro é a higiene. Se a região estiver sempre bem higienizada não há problemas.

Sula: Problemas na tireoide podem causar hiperidrose?

Dr. Luiz Guilherme: O aumento do funcionamento da tireoide causa elevação do metabolismo do corpo e pode gerar mais suor.

Adriana Gomes: O que é bom para quem transpira muito nos pés?

Dr. Luiz Guilherme: O uso de antitranspirante, o mesmo usado nas axilas, é muito útil para suor nos pés. Outra opção é usar aerossois específicos para os pés. Além disso, é importante manter os pés arejados, com sapatos abertos, e uso de talcos.

Deise: Obstruir os poros com um antitranspirante potente não é prejudicial?

Dr. Luiz Guilherme: Não, o suor será eliminado por outras glândulas sudoríparas do corpo que não estão obstruídas.

Deise: O suor excessivo tem a ver com o índice de gordura corporal?

Dr. Luiz Guilherme: Sim, a gordura do corpo funciona como um isolante térmico, o que dificulta a perda de calor. O corpo mais quente fabrica mais suor. Emagrecer ajuda a reduzir a sudorese.

Priscila: O tecido da roupa influencia na quantidade de suor?

Dr. Luiz Guilherme: O tecido pode interferir indiretamente. Os tecidos que fazem com que a sua temperatura corporal aumente, por exemplo a lã, vão fazer você suar mais. Tecidos que absorvam mais o suor, como o algodão, podem dar a aparência de que você está suando mais, como as de algodão.

Cristiane: Como fazer para controlar transpiração no couro cabeludo?

Dr. Luiz Guilherme: O uso de antitranspirante no couro cabeludo não é tão eficaz quando nas axilas. Nesse caso pode ser necessário usar medicação via oral ou até fazer uma cirurgia específica.

Lúcia Eny: Qualquer desconforto além do calor me faz suar muito, como raiva, vergonha, mesmo se o tempo estiver frio. Há remédio pra deixar de suar?

Dr. Luiz Guilherme: O suor pode ser causado tanto por um estímulo térmico, como o calor, como por estímulos emocionais. Esse tipo de queixa é normal. Dependendo da intensidade o tratamento pode variar desde o uso de um desodorante antitranspirante até uma cirurgia mais complexa. Consulte seu dermatologista.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *