Skip to content

Como combater a gota?

É necessário seguir o tratamento e as recomendações médicas para evitar crises e outras complicações

Você apresenta episódios de dores e inchaço nas articulações, principalmente do dedão, tornozelos e joelhos? Essas crises de artrite aguda podem ser gota, uma doença inflamatória que ocorre quando o ácido úrico no sangue está acima do nível considerado normal.
A condição, que afeta adultos de 40 a 50 anos, principalmente homens que estão acima do peso e levam uma vida sedentária, acontece por causa da produção excessiva de ácido úrico  ou quando há deficiência em sua eliminação. Um médico da área de reumatologia deve ser procurado para diagnóstico correto.
Como é o tratamento da gota
A gota é uma doença que não tem cura, só que é preciso seguir o tratamento corretamente não só para melhorar os sintomas e evitar que eles se agravem nas próximas crises, mas também para não correr o risco de deformidade nas articulações e outras complicações.
Os medicamentos usados para controle da condição devem ser prescritos pelo médico e geralmente envolvem colchicina, anti-inflamatórios ou ambos para desinflamar o local e para a dor, e também medicações que diminuem os níveis de ácido úrico no sangue.
Nos casos avançados, o paciente pode apresentar tofos gotosos – nódulos intra-articulares e subcutâneos – que prejudicam a articulação e muitas vezes precisam de cirurgia para serem retirados.
Atitudes que ajudam a controlar as crises
Tomar a medicação, mas não seguir alguns cuidados pode não ser suficiente! É essencial que o paciente com gota fique atento às recomendações da Sociedade Brasileira de Reumatologia:

  • Aumente a ingestão de líquidos para que o volume urinário se eleve, assim ajudando que o corpo elimine o ácido úrico em excesso. Sem contar que manter-se hidratado é um bem para o corpo todo!
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O vinho tinto e a cerveja, em especial, podem desencadear crises. Importante lembrar que é ideal não ingerir nada alcoólico no período que os níveis de ácido úrico ainda estiverem descontrolados.
  • Siga uma dieta balanceada e saudável, evitando alimentos ricos em purina, como os frutos do mar, sardinha, anchovas, miúdos, carnes vermelhas e pele de aves. Alimentos com alto teor de frutose também podem agravar a condição.
  • Pratique atividades físicas e controle o seu peso. Isso contribui para a melhora do quadro, já que a obesidade é um fator de risco para a gota.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *