Skip to content

O que é hérnia inguinal?

O texto explica o que é a hérnia inguinal, quem está no grupo de risco e como identificar o problema

Hérnia é qualquer protrusão do conteúdo abdominal por algum orifício. O que pode ser esse conteúdo? Uma parte do intestino delgado, do intestino grosso e até outros órgãos alojados no abdômen.
A região inguinal fica entre o genital (pênis, no caso dos homens, e vulva, no caso das mulheres) e o pubis (osso da bacia).
Assim, a hérnia inguinal é um extravasamento que passa pela parede abdominal em direção a esses locais, causando, inicialmente, um pequeno caroço.
Entre os fatores de risco para o problema estão herança familiar, sexo masculino e o avanço da idade (quando a musculatura abdominal, naturalmente, começa a ficar mais fraca).
Pessoas que fazem exercícios vigorosos, trabalhadores braçais e quem sofre com doenças que geralmente aumentam a pressão abdominal (como prisão de ventre, tosse crônica, doenças da próstata, pulmão, coração ou fígado) também têm mais chances de sofrer com uma hérnia inguinal.
O principal sintoma é a dor, que vem acompanhada da saliência, do caroço, na região da virilha. Essa dor se intensifica quando a pessoa tosse, faz muita força ou levanta peso, e o caroço “some” quando se está deitado ou em repouso.
Também podem ser sentidos queimação, desconforto, sensação de peso, fraqueza e pressão na região da virilha.
É importante que você procure atendimento médico assim que perceber qualquer sintoma relacionado à hérnia inguinal: essa é uma doença que vai evoluindo gradativamente e, quando não tratada, pode ocupar grandes espaços e até causar necroses e obstruções abdominais graves.
E como a hérnia inguinal é um problema mecânico, um procedimento cirúrgico é a única forma de tratamento. Assim, o atendimento médico é mesmo indispensável.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *