Skip to content

Aprenda a aplicar o xampu antirresíduos nos cabelos

Uso pode ser frequente em fios oleosos, mas é restrito em cabelos tingidos

Quando os cabelos estão opacos e com uma aparência “pesada”, está na hora de aplicar um xampu antirresíduos. O produto possui altas concentrações de substâncias detergentes, capazes de fazer uma limpeza profunda e retirar os resíduos de poluição e finalizadores que você costuma usar, como leave-in, pomada e gel.

Segundo a dermatologista Cristiane Braga, de São Paulo, as orientações para utilizar os antirresíduos são as mesmas da maioria dos xampus – aplicar uma pequena quantidade nos cabelos úmidos, deixar cerca de dois minutos e depois enxaguar bastante. “No entanto, esse tipo de xampu não pode ser usado com muita frequência, pois pode retirar a oleosidade natural dos fios, deixando-os com um aspecto ressecado e arrepiado”, diz. Conheça as recomendações de uso para cada tipo de cabelo e mantenha os seus fios sempre lindos e bem cuidados:

Fios secos ou ressecados

Para quem tem cabelos secos ou ressecados, o uso do xampu antirresíduos não pode ser constante – uma vez por mês, no máximo. “Por realizar uma lavagem profunda, o produto pode ressecar ainda mais os fios”, afirma o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea, no Rio de Janeiro. Após usar o antirresíduos, o especialista conta que é muito importante fazer uma hidratação, para não ressecar ainda mais os fios.

Cabelos normais

Para cabelos normais, o melhor é aplicar o xampu uma vez por mês ou a cada 15 dias. “Pessoas que usam muitos finalizadores acumulam um teor maior de gordura nos fios, podendo aplicar o antirresíduos com frequência de 15 em 15 dias sem correr o risco de ressecamento”, indica a dermatologista Cristiane.

Controla a oleosidade

Pessoas com cabelos oleosos são as que mais se beneficiam do xampu antirresíduos, pois o produto contribui com a diminuição da oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo, deixando os fios mais soltos e brilhantes. “Para cabelos com esse perfil, o uso do xampu é indicado uma vez por semana”, diz Mario Chaves. No entanto, ele alerta que mesmo quem tem os cabelos oleosos deve ficar de olho nos excessos, já o que o xampu pode ressecar demais os fios.

Tintura

Os xampus antirresíduos não são indicados para pessoas que aplicam tintura nos cabelos, pois eles podem desbotar a tintura. “Até mesmo xampus comuns, que não são especiais para tintura, podem desbotar os cabelos tingidos”, afirma o dermatologista Mario. Ele explica que o antirresíduos pode até ser aplicado em cabelos tingidos, mas em casos mais extremos, quando os fios já estão muito pesados e opacos. “O melhor a fazer é usar diariamente xampus adequados para a cor da tintura e verificar com um profissional a necessidade da aplicação de um antirresíduos esporadicamente.”

Caspa

Segundo a dermatologista Cristiane, o xampu antirresíduos pode amenizar a dermatite seborreica porque ajuda a reduzir a oleosidade e a desobstruir os poros. “Mas cuidado: aplicar o xampu em grande quantidade ou frequência pode piorar ainda mais a descamação”, diz. Os especialistas também lembram que apenas o antirresíduos não irá acabar com a caspa – é preciso usar outros produtos específicos para esse fim.

Progressiva ou permanente

O xampu antirresíduos lava muito mais do que um xampu normal, devido à sua ação detergente mais potente. “Por conta disso, a aplicação do produto pode retirar os componentes químicos da escova progressiva ou da permanente, diminuindo a sua duração”, diz Cristiane Braga. Dessa forma, o uso do antirresíduos é recomendado apenas antes de fazer esses tipos de tratamentos, nunca depois.

Aproveite para hidratar

Se você aplicou um antirresíduos nos cabelos, que tal aproveitar para hidratá-lo? De acordo com Mario Chaves, o xampu abre as escamas dos fios, melhorando a absorção do condicionador ou da máscara capilar. “Fazer uma hidratação após o uso do produto também ajudará a prevenir o ressecamento do cabelo”, diz.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *