Skip to content

Esclerodermia: O que é, e quais suas causas e sintomas?

O que é Esclerodermia?

A esclerodermia é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo que envolve alterações na pele, nos vasos sanguíneos, nos músculos e nos órgãos internos. Ela é um tipo de doença autoimune, um problema que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.

Tipos

Existem dois tipos de esclerodermia: a forma sistêmica (esclerose sistêmica), que afeta a pele, os órgãos e sistemas internos do organismo, e a localizada, que afeta uma área determinada da pele.

Causas

A causa da esclerodermia é desconhecida. As pessoas com essa doença têm um acúmulo de colágeno na pele e em outros órgãos do corpo. Esse acúmulo leva a surgimento dos sintomas da doença.
A esclerodermia disseminada pode ocorrer com outras doenças autoimunes, incluindo lúpus e polimiosite. Nesses casos, a doença é chamada de doença mista do tecido conjuntivo.

Sintomas de Esclerodermia

Alguns tipos de esclerodermia afetam somente a pele, mas outros afetam todo o corpo.
Esclerodermia localizada
Este tipo da doença geralmente afeta apenas a pele das mãos e do rosto. Ela se desenvolve lentamente e raramente se espalha pelo corpo ou causa complicações sérias.
Esclerodermia sistêmica
Também chamado de esclerose sistêmica, este tipo de esclerodermia pode afetar grandes áreas da pele ou órgãos, como o coração, os pulmões e os rins. Existem dois tipos principais de esclerodermia sistêmica: doença limitada (síndrome CREST) e doença difusa.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *