Skip to content

Conheça as principais causas do olho vermelho

Irritação por conta de ambientes secos ou pelo uso de cremes e cansaço são as causas mais comuns do olho vermelho

Irritação por conta de ambientes secos ou pelo uso de cremes ou maquiagem, que pode causar alergia, ou mesmo, por cansaço. Essas são as causas mais comuns do olho vermelho. 

Porém, a vermelhidão nos olhos também pode ser provocada por algumas doenças oculares mais graves. Por isso, quando esse sintoma é frequente deve-se ir ao médico para investigar a sua causa e assim iniciar o tratamento adequado. 

Confira algumas situações comuns e doenças oculares que podem deixar o olho vermelho.
Cisco ou corpo estranho no olho
A córnea pode ter sido arranhada, o que causa irritação e vermelhidão devido a presença de um cisco, grão de areia ou cílios, que podem ter entrado nos olhos. 
Síndrome do olho seco
Deixa os olhos vermelhos e irritados, especialmente no final do dia, ou ainda, depois de horas no computador, celular ou na televisão. Algumas doenças como diabetes, artrite reumatoide e a menopausa cursam com muita frequência com olho seco.
Alergia a cremes ou maquiagem
Pessoas mais alérgicas têm facilidade em ter irritação com produtos estéticos, maquiagem e filtro solar. Os olhos ficam vermelhos, irritados e lacrimejantes.. Utilizar filtro solar apropriado para a face e produtos hipoalergênicos podem diminuir os riscos de alergia e irritação.
Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação ou infecção da membrana que reveste as pálpebras e a superfície do olho. Nesse caso, os sintomas incluem secreção, dor, vermelhidão e irritação. Sensação de corpo estranho dentro do olho e sensibilidade à luz solar também costumam surgir com a conjuntivite. 
Pancada ou traumatismo nos olhos ou no rosto
Pode provocar uma hemorragia subconjuntival devido a ruptura de pequenos vasos de sangue desta região, deixando uma marca muito vermelha no olho.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença ocular que pode deixar os olhos avermelhados, além de causar também dor de cabeça e dor no fundo do olho. Essa doença deve ser diagnosticada pelo médico, após a realização de exames específicos que medem a pressão ocular.

Blefarite
É uma inflamação das pálpebras que deixa os olhos vermelhos e irritados, além da presença de pequenas crostas e inchaço na região das pálpebras, que podem dificultar até mesmo a abertura dos olhos ao acordar. 

Uveíte
A uveíte, que é a inflamação da úvea, uma parte do olho que é formada pela íris, o corpo ciliar e coróide, que formam a parte de dentro do olho, deixa os olhos muito vermelhos, doloridos e com visão embaçada. 

Ceratite
É a inflamação da parte mais externa dos olhos, conhecida como córnea. Além de dor, causa vermelhidão, irritação, sensação de corpo estranho e fotofobia.  
Como mostrado, existem diferentes causas para a manifestação de vermelhidão nos olhos. 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *