Skip to content

Tratamentos estéticos ajudam a diminuir as rugas ao redor da boca

Lábios carnudos e jovens, sinais de evidente jovialidade e beleza, vão dando lugar, com o passar do tempo e, algumas vezes, de modo precoce, a características relacionadas ao envelhecimento. No caso das mulheres, rugas, manchas, perda de volume dos lábios, sulcos marcados são apenas alguns dos problemas que podem surgir nesta área do rosto, tirando a graciosidade e a beleza da região da boca.

As pessoas que buscam manter o padrão de jovialidade da boca encontram nos recursos da cirurgia plástica e da dermatologia importantes aliados. Técnicas pouco invasivas oferecendo resultados naturais e seguros são atualmente utilizadas para resgatar a beleza da região da boca.

O preenchimento labial pode ser usado para acabar com as rugas acentuadas ao redor da boca, advindas de fatores genéticos, exposição solar, tabagismo, dentre outras razões.”

Rugas ao redor da boca

As mudanças nos lábios podem ser temporárias ou definitivas. Há mais de 300 materiais que podem ser usados para o preenchimento labial, como o ácido hialurônico, o dimetilsiloxane, o metacrilato, dentre muitos outros. Uma avaliação criteriosa da paciente feita pelo profissional e bom senso na utilização dos diversos recursos e tratamentos disponíveis são fundamentais neste processo. Para acabar com as rugas acentuadas ao redor da boca, advindas de fatores genéticos, exposição solar, tabagismo, dentre outras razões, há o preenchimento, que pode ser feito com ácido hialurônico, plasmagel ou mesmo gordura da própria paciente.

Os preenchimentos temporários costumam durar até seis meses e são indicados para aquelas que evitam fazer mudanças bruscas. Já para os sulcos ao redor da boca – conhecidos mais popularmente como “bigode chinês” , que dão ao rosto um ar de tristeza e envelhecimento, diversos recursos de preenchimento podem ser empregados. Uma solução para o problema é preenchê-las com a aplicação da própria gordura da paciente, retirada de alguma parte do corpo com pequeno acúmulo de gordura, como a região medial dos joelhos. O emprego de gordura da própria paciente tem como vantagem um menor custo e a inexistência de reações adversas, uma vez que é um material do próprio organismo. A aplicação da toxina botulínica também leva a uma melhora da região e a uma elevação suave dos cantos da boca.

Lábios muito finos

Para melhorar o aspecto de lábios muito finos e sem expressão, é possível recorrer a um procedimento cirúrgico nesta área, denominado queiloplastia. A cirurgia promove a inversão dos lábios, a partir da parte interna da região e constrói um novo contorno. Primeiro, o cirurgião plástico faz uma incisão na linha que contorna os lábios e, em seguida, retira uma faixa de pele milimétrica logo acima e abaixo, unindo-a com a mucosa interna.

A cirurgia é feita sob anestesia local associada à sedação e dura cerca de 45 minutos, não havendo a necessidade de internação. Durante a primeira semana de pós-operatório, indica-se a ingestão de alimentos líquidos e pastosos, já que a região fica dolorida. A exposição ao sol é proibida por um mês para evitar que a cicatriz escureça. Mesmo assim, recomendamos, sempre, o uso de protetores labiais, que garantem a umidificação dos lábios e a fotoproteção.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *