Skip to content

O que é gonartrose?

Doença não tem cura, porém, com o tratamento adequado, é possível minimizar as dores no joelho e ter qualidade de vida

A gonartrose, ou osteoartrose do joelho, é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição e deformidade da cartilagem articular do joelho. A doença é comum durante o envelhecimento e pode causar muita dor e incapacidade funcional.
A gonartrose pode ser dividida em sem causa conhecida (dita idiopática) ou com causa conhecida.  Existem alguns fatores de risco relacionados ao surgimento da gonartrose: fatores genéticos; idade avançada; problemas nas estruturas das articulações; alterações de metabolismo; traumas; obesidade; entre outros.
Sintomas da gonartrose

  • Dor
  • Rigidez
  • Inchaço
  • Crepitação
  • Deformidades (desvios dos eixos dos joelhos)

Diagnóstico 
O diagnóstico da gonartrose é realizado com uma boa história clínica do paciente e exames de imagem, como a radiografia. Em situações específicas, o médico poderá solicitar exames adicionais, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.
Tratamento 
A osteoartrose não tem cura, porém com o tratamento adequado, as dores poderão ser aliviadas e o paciente terá mais qualidade de vida.
O tratamento para essa doença está dividido em medidas farmacológicas e não-farmacológicas. A primeira consiste no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, infiltrações (medicamentos aplicados no local da dor), entre outros.
Já as medidas não-farmacológicas incluem mudanças de hábitos, que envolvem perda de peso; prática regular de atividades físicas, de preferência, aquelas que são dentro da água, como hidroterapia, hidroginástica ou natação; compressas de gelo; e uso palmilhas e joelheiras.
A cirurgia para colocação de prótese no joelho só é indicada quando as articulações estão seriamente danificadas ou quando as medidas anteriores não apresentam resultados satisfatórios.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *