Skip to content

O que é Gastroenterologia?

Conheça a gastroenterologia, especialidade que cuida do sistema digestório e trata doenças como as gastrites e as hepatites.
Com tantas especialidades médicas nos dias de hoje, às vezes fica um pouco difícil saber qual profissional é o mais adequado dependendo do que estamos sentindo. Além disso, é importante para qualquer paciente conhecer as diferentes áreas da medicina que podem ajudar no tratamento de cada doença.
Uma das principais especialidades médicas é a Gastroenterologia, que cuida de todo o nosso sistema digestório. Isso inclui o esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, toda a extensão dos intestinos.
Por ser uma área abrangente, ela se relaciona com outras especialidades clínicas como por exemplo a Hepatologia que trata somente das doenças do fígado.
Existem especialidades cirúrgicas que são intimamente ligadas à gastroenterologia. Uma delas é a Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD). A CAD trata de patologias clínicas como refluxo e gastrite, que serão descritas abaixo, e também realiza procedimentos cirúrgicos como a retirada da vesícula e hérnia. Além do CAD, temos também a Coloproctologia, que trata de patologias do intestino e doenças anais e perianais.

A gastroenterologia trata quais doenças?

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um médico da área de gastroenterologia, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, hepatites, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica desses profissionais.

Quais exames estão relacionados a gastroenterologia?

Além da consulta comum, com o exame físico e o histórico médico, o médico da área de gastroenterologia pode pedir ultrassom e exames complementares para ajudar no seu diagnóstico. Por exemplo:

  • Endoscopia Digestiva Alta: avalia como estão as paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar, por exemplo, gastrites e úlceras;
  • Colonoscopia: detecta condições relacionadas ao intestino grosso

Exames de sangue também podem ser pedidos pelo médico para verificar sua glicemia, colesterol, proteínas do sangue, como está a produção das enzimas do fígado e a função hepática, entre outras informações.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *