Skip to content

Dicas fáceis para você se prevenir da gripe H1N1

Com uma boa higiene, hábitos saudáveis e não compartilhando objetos pessoais é possível evitar a H1N1
Garganta irritada, febre, tosse e dor no corpo são aqueles sintomas clássicos da famosa gripe, infecção respiratória viral familiar a todos nós e muito comum principalmente nas épocas de outono e inverno.
O que ainda confunde as pessoas é que, na verdade, existem mais de um tipo do vírus influenza, o causador da doença. Entre eles está o tipo A, que possui subtipos como o vírus da gripe H1N1 ou gripe suína, que teve surtos de epidemia entre os anos de 2009 e 2010.
Além disso, existem diversos vírus que causam quadros de infecção de vias aéreas superiores, com sintomas semelhantes aos da gripe, mas geralmente um pouco mais leves e que não podem ser chamados de gripe, pois este nome se refere exclusivamente aos quadros causados pelo vírus influenza.

Higienização é a principal medida de prevenção da gripe H1N1

Como o vírus dessa gripe pode viver de duas até oito horas em qualquer superfície, lavar as mãos com água e sabão frequentemente é o mais importante para se prevenir contra H1N1. Se possível, use também o álcool em gel.
A higienização deve ser prioridade depois de usar o banheiro, antes de comer e caso haja contato com superfícies que possam estar contaminadas, seja em lugares públicos como elevadores, corrimãos de escada e ônibus, seja após cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar.
Além disso, dê preferência para os lenços descartáveis quando precisar assoar o nariz e evite o contato direto das mãos com as mucosas do nariz, da boca e até mesmo dos olhos.

Cuidado ao compartilhar objetos e ambientes com terceiros

A recomendação é de que você evite compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas mesmo quando não há sintomas da H1N1 aparentes, pois durante o período de incubação o vírus também pode ser transmitido. Isso também vale para outras doenças.
Na hora de ir para a escola, para o trabalho ou nos finais de semana, evite lugares aglomerados e fechados, já que a transmissão da gripe H1N1 também pode acontecer pelo ar. E em casa ou no escritório, abra as janelas e mantenha os ambientes bem ventilados.

Hábitos saudáveis e vacinação são essenciais

Como na prevenção de qualquer outra doença, uma rotina saudável faz a diferença porque ajuda a manter o corpo mais forte e resistente. Invista em uma alimentação balanceada, na prática de atividades físicas e na ingestão de líquidos para hidratar-se. E não se esqueça de incluir a vacina da gripe na sua carteirinha de vacinação!

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *