Lesao 620×330

Como continuar queimando calorias mesmo lesionado?

Um corpo ativo gosta de permanecer em movimento. Para atletas e praticantes de atividades físicas, estar afastado dos esportes aos quais estão acostumados pode desencadear ansiedade, depressão e até mesmo pensamentos suicidas, de acordo com um estudo de revisão da Universidade de Princeton.

Mas sendo você um atleta de elite ou não, mais cedo ou mais tarde, todos nós devemos lidar com lesões. Quando se trata da pergunta de como permanecer ativo enquanto lesionado, “a resposta tem inúmeras advertências que são específicas para a lesão”, diz James Onate, professor associado de saúde e ciências da reabilitação na Ohio State University.

Onate afirma que máquinas de remo que não mexe as pernas são bons exercícios para pessoas com lesões no membros inferiores do corpo. Para as lesões em membros superiores, as bicicletas reclinadas e a hidroginástica (que diminui o estresse sobre as articulações) podem fornecer o aumento de endorfina que você está procurando, diz ele.

Mas para pessoas com lesões nas costas ou abdominais, ou para aqueles que se recuperam de muitas cirurgias, quase todas as formas de exercício vigoroso ou dinâmico pode estar fora dos limites. E então?

Tente a atividade termogênica sem exercício, ou NEAT (em inglês), como é chamada pelos pesquisadores que a estudam.

“NEAT refere-se a todos os nossos movimentos diários espontâneos que não são ditados por esportes ou trabalho: tudo, de se levantar de uma cadeira a mexer no cabelo”, diz o Dr. Michael Jensen, professor de medicina na Mayo Clinic. Ou seja, NEAT nada mais é que o movimento praticado nas atividades mais banais, como quando nos levantamos, andamos, passamos aspirador pela casa etc.

A pesquisa de Jensen mostrou que esses movimentos de NEAT variam significativamente de pessoa para pessoa e podem ajudar a explicar porque duas pessoas com dietas semelhantes e que participam das mesmas atividades físicas ganham ou perdem peso em taxas significativamente diferentes.

“Não é uma coincidência que as pessoas que parecem inquietas ou que não conseguem ficar muito tempo sentadas ainda tendem a ser magras”, diz ele. “O que nós descobrimos é que todo movimento traz algo significativo.”

Alguns estudos concluíram que a atividade física regular não pode compensar os riscos de doença cardíaca ou câncer que resultam de longos períodos de inatividade sentado em uma cadeira. Mas os movimentos NEAT podem romper esses longos períodos sedentários e diminuir os riscos à saúde que estão associados a eles, diz o Dr. Pedro Villablanca, cardiologista do Centro Médico Montefiore de Nova York.

A pesquisa de Villablanca mostrou que os movimentos NEAT por si só podem somar cerca de 2.000 calorias queimadas por dia, além da energia que seu corpo queima naturalmente apenas para mantê-lo vivo.

“O que aprendemos é que todo o movimento é benéfico”, diz Villablanca. Caminhar, ficar de pé, alongar-se, remexer-se. Tudo. Até mesmo mascar um chiclete queima cerca de 15 calorias por hora”, diz ele.

O ensinamento aqui não é que atividades tradicionais como caminhar ou nadar não sejam ótimas para você. Elas são, de fato. Mas se uma lesão torna este tipo de exercício vigoroso impossível de ser executado, preencha o seu dia com pequenos movimentos como sentar e levantar-se da cadeira, espreguiçar-se, alongar e etc pode ajudá-lo a queimar calorias e manter a sua aptidão física.

É claro que os poderes dos movimentos NEAT têm seus limites. Se você é um corredor de maratona, alguns movimentos como estes não vão permitir que você mantenha o nível de aptidão que você alcançou antes que uma lesão te afastasse, diz Jensen.

Mas não suponha que se você não pode correr ou levantar pesos, você não pode queimar calorias. “Mesmo que esteja lesionados, os pequenos movimentos são importantes”, diz Villablanca.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *