Skip to content

Veja dicas e truques de maquiagem para mulheres maduras

Com a idade, a pele vai ficando mais flácida e as linhas de expressão e rugas dão o ar da graça. Alguns truques de maquiagem aliados a cremes de qualidade podem ajudar no visual. “Não esconde tudo, mas deixa a aparência bem mais leve”, afirma a maquiadora Priscila Konst, especialista em técnicas para a terceira idade e palestrante, em São Paulo. O grande detalhe é: nada de exagero. “A pessoa mais velha já tem a expressão mais forte, então dá para criar um efeito bacana, sem carregar muito”, sugere a maquiadora Lourdes Paiva Neto, do Grazi Hair, também na capital paulista.

Preparar a pele para receber o make é um passo importante. Usar hidratantes (de preferência em gel) à base de DMAE (abreviação de dimetilaminoetanol, que é um agente firmador que ajuda a esticar as regiões próximas aos lábios, do contorno dos olhos, das laterais do rosto e do pescoço) é uma medida que mostra efeitos imediatos. Priscila explica que, além de suavizar as rugas no instante em que é aplicado, esse tipo de cosmético aumenta a produção de colágeno e diminui o surgimento de novas rugas.

Make sem rugas

Uma boa base também é fundamental. “Escolha uma com a mesma tonalidade da sua pele e nunca faça camadas grossas. Se quiser, aplique antes um corretivo bem suave nas manchas e imperfeições”, recomenda Lourdes. Muito cuidado com o pó, principalmente o compacto. Se possível, evite. Usá-lo para uniformizar a pele pode acabar com a sua maquiagem. Ele se acumula entre uma ruguinha e outra, o que só deixa esses sinais mais evidentes, além de destacar as pálpebras caídas.

Priscila ensina que chamar a atenção para as sobrancelhas é uma boa maneira de tirar o foco das rugas. É só dar impressão que elas estão mais arqueadas, aplicando um blush no ponto mais alto da maçã do rosto. Outra dica é escurecer um pouquinho o cantinho interno dos olhos, com lápis preto ou marrom forte.

O contorno dos olhos, por sinal, deve ser feito com muita suavidade, assim como dos lábios. Essas áreas costumam concentrar mais rugas. Esqueça dos tons brilhantes e cintilantes. Prefira os opacos que disfarçam melhor. “Use sombras mais neutras, como beges e marrons”, complementa Lourdes. Para colorir os lábios, destaca Priscila, o ideal é ficar com os bastões menos cremosos. Eles pintam sem escorrer ou se acumular nos sulcos da boca ou ao redor dela. Um tom escuro na boca é uma boa pedida para compor o visual.

Uma última dica legal é evitar combinar as mesmas cores das roupas com a maquiagem. A maquiadora garante que esse detalhe pode acabar deixando a produção muito pesada. O make deve casar com os acessórios, mas sem exagerar nos brilhos.

 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *